Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Rio Yamuna"

500 bytes adicionados ,  02h04min de 8 de janeiro de 2012
sem resumo de edição
m (r2.7.1) (Robô: A adicionar: sr:Јамуна)
|comprimento = 1370
|nascente = Yamunotri ([[Himalaia]])
|alt_nascente = 15933293
|país = {{IND}}
}}
O rio '''Yamuna''' (conhecido também como ''Jamuna'') é um dos principais rios do norte da [[Índia]], medindo 1370 km de comprimento. É um dos principais afluentes do [[Ganges]].
 
Nasce na [[cordilheira]] do [[Himalaia]] no estado de [[Uttarakhand]] e passa pelos estados de [[Deli]], [[Uttar Pradesh]] e [[Haryana]] antes de se unir ao Ganges em [[Allahabad]]. Grandes cidades indianas como [[Deli]], [[Mathura]], [[Vrindavan]], [[Agra]], [[Etawah]] e [[Agra[Kalpi]] encontram-se nas suas margens, pelo que este. éÉ um dos sete rios sagrados da Índia, considerado segundo em termos de importância religiosa.
 
Entre os seus afluentes encontram-se o [[rio Tons]], o [[rio Chambal]], o [[rio Sindh]], o [[rio Betwa]] e o [rio Ken]].
Outrora artéria de comunicação importante para transporte de pessoas e mercadorias, actualmente é utilizado basicamente para a [[Irrigação|rega]] na [[agricultura]], ao longo dos terrenos que atravessa. Estima-se que cerca de 57 milhões de pessoas dependam directamente dos seus recursos hídricos.
 
Outrora artéria de comunicação importante para transporte de pessoas e mercadorias, actualmenteatualmente é utilizado basicamente para a [[Irrigação|rega]] na [[agricultura]], ao longo dos terrenos que atravessa. Estima-se que cerca de 57 milhões de pessoas dependam directamentediretamente dos seus recursos hídricos. Isso torna-o um rio extraordinariamente importante, pois cria uma planície de aluvião muito fértil, a faixa conhecida como [[Doab Yamuna-Ganges]], entre o Yamuna e o Ganges na grande [[planície Indo-Gangética]].
 
== História ==
== Representação iconográfica ==
Ao ser considerado uma divindade, o Yamuna é frequentemente representado nos templos [[Hinduísmo|hindus]] como uma figura feminina montada sobre uma [[tartaruga]], acompanhada por uma ou duas [[Servidão|criadas]] que transportam uma [[sombrinha]], que pode aparecer também nas portas de entrada dos templos, junto à deusa do Ganges. Esta presença simbólica é uma forma de purificação do [[Crença|crente]] sempre que cruza a entrada do templo.
 
{{referências}}
 
{{esboço-geoin}}
 
{{DEFAULTSORT:Yamuna}}
[[Categoria:Rios dade ÍndiaUttarakhand]]
[[Categoria:Rios de Uttar Pradesh]]
[[Categoria:Rios de Haryana]]
[[Categoria:Rios sagrados]]
 
138 955

edições