Náusea: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alex Cambraia (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: sh:Mučnina
Linha 74: Linha 74:
[[ru:Тошнота]]
[[ru:Тошнота]]
[[scn:Nàusia]]
[[scn:Nàusia]]
[[sh:Mučnina]]
[[simple:Nausea]]
[[simple:Nausea]]
[[sk:Nauzea]]
[[sk:Nauzea]]

Revisão das 17h02min de 14 de janeiro de 2012

 Nota: Se procura a banda americana de crustcore, veja Nausea.
Náusea
Especialidade gastrenterologia, emetology
Classificação e recursos externos
CID-10 R11
CID-9 787.0
CID-11 596805318
MedlinePlus 003117
MeSH D009325
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Náusea ou enjoo[1] é a sensação de desconforto no estômago com uma vontade urgente de vomitar.

A náusea também é uma defesa do organismo, já que é a preparação para o vômito e a expulsão de substâncias que podem estar causando problemas ao organismo. É o caso da náusea que ocorre após consumo de grande quantidade de bebidas alcoólicas. A náusea é um sintoma geral e inespecífico, que chama a atenção para um problema do organismo que nem sempre é facilmente detectável. As náuseas podem melhorar evitando-se a ingestão de alimentos sólidos e através da utilização de antieméticos.

Existe também a náusea de origem psicológica, como aquela que ocorre quando vemos alguma coisa repugnante, pode ser também tonturas repentinas. É a forma da consciência subjetiva de dizer que não aceita aquilo.

Deve-se diferenciar a náusea resultante da cinetose, comum em pessoas que passam mal em movimento, por ter tratamento distinto.

Causas

Náuseas.

As causas de náuseas e vômitos são muito variadas. A maioria é causada por alterações que ocorrem diretamente no estômago ou intestino, mas certas situações envolvendo outros órgãos também causam esses sintomas. Por exemplo:

Nota

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete náusea.

É importante diferenciar vômito de regurgitação. Esta última é o retorno não forçado de material do esôfago, estômago ou porção inicial do intestino, sem esforço ou contração de músculos da barriga ou tórax, e geralmente não associado à náusea. É o que frequentemente ocorre com bebês nos primeiros meses e em adultos com queixa de azia (refluxo gastroesofágico).

Referências

  1. Depois da entrada em vigor do Acordo Ortográfico o Brasil passa a grafar enjoo em vez de enjôo, como já acontecia em Portugal.
Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.