Bath: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rubinbot (discussão | contribs)
m r2.5.4) (Robô: A modificar: lv:Bāta (Somerseta)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: diq:Bath
Linha 49: Linha 49:
[[da:Bath]]
[[da:Bath]]
[[de:Bath]]
[[de:Bath]]
[[diq:Bath]]
[[en:Bath, Somerset]]
[[en:Bath, Somerset]]
[[eo:Bath]]
[[eo:Bath]]

Revisão das 12h10min de 17 de janeiro de 2012

 Nota: Para outros significados de Bath, veja Bath (desambiguação).
Bath 
Bath
Ponte de Pulteney (estilo palladianista), em Bath

Referência 428 en fr es
Países Reino Unido

Nome usado na lista do Património Mundial

Bath é uma cidade do sudoeste de Inglaterra, localizada no Condado de Somerset. É muito conhecida pelos seus banhos termais que provém de três nascentes (ou captações de água). Se diz que a cidade foi criada devido aos romanos terem ali descoberto uma água com propriedades milagrosas (curativas), no qual o Império Romano construiu umas termas. Só que a tradição oral indica que já era conhecida antes.

Ainda hoje esta água proveniente dos seus nascentes é considerada curativa para muitos males (doenças). Desde a época Elizabetana até a época Georgiana, foi um complexo termal para os ricos. Por causa disto, a cidade possui numerosos exemplos de arquitectura georgiana, com o expressivo ao Royal Crescent (Crescente Real). A cidade tem uma população de cerca de 80.000 habitantes e é Património da Humanidade.

História

O sítio do nascente principal foi para os Celtas um lugar sagrado, que dedicaram a Sulius, ao qual na Mitologia romana identificaram com Minerva, apesar do qual a cidade se chamou Aquae Sulis (literalmente: "As águas de Sulis") durante o domínio romano, durante o qual se construíram grandes edifícios para o banho (termal), incluindo a Grande Terma. Estes edifícios foram convertidos em uma das principais atracções turísticas da cidade.

Após o abandono da Bretanha por parte do Império Romano, a vida urbana desapareceu do país, mas apesar de terem sido abandonadas as termas romanas de Bath há evidencias de que continuaram a ser usadas esporadicamente. Os anglo-saxões chamaram ao lugar Baðum, Baðan ou Baðon (nos banhos - ou em português antigo 'nas caldas'), da qual deriva o nome actual. De seu nome saxão deriva a teoría que diz que Bath é o lugar donde se travou a batalha de Mons Badonicus, onde o Rei Artur se dirigiu aos bretões, conseguindo ganhar aos saxões. Melhor documentada está a Batalha de Deorham, em 577.

Esportes

O Bath Rugby e o Bath City FC são os clubes de Rugby e Futebol da cidade, respectivamente.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bath

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA