Saltar para o conteúdo

Jean de Reszke: diferenças entre revisões

118 bytes adicionados ,  27 de janeiro de 2012
sem resumo de edição
( nova página: thumb|right|200px|Jean de Reszke como ''Roméo'' de [[Charles Gounod]] '''Jean de Reszke''', nascido '''Jan Mieczyslaw''' (14 de janeiro de 18...)
 
[[File:Jan Reszke.jpg|thumb|right|200px|Jean de Reszke como ''Roméo'' de [[Charles Gounod]]]]
'''Jean de Reszke''', nascido '''Jan Mieczyslaw''' ([[Varsóvia]], [[14 de janeiro]] de [[1850]] -— [[Nice]], [[3 de abril]] de [[1925]]) foi um [[tenor]] polonês[[polónia|polaco]]. Renomado internacionalmente pela sua alta qualidade de sua voz e a elegância do seu timbre, ele tornou-se o maior astro da ópera do fim do [[século XIX]].
 
==Primeiros Anosanos==
De Reszke nasceu em uma confortável família da cidade de Varsóvia, em 1850. Seus pais eram polonêses. Seu pai foi um oficial do estado e sua mãe uma cantora amadora e sua casa ficou conhecida como um centro musical. Ele cantou enquanto garoto na catedral de Varsóvia e estudou direito na universidade da vidade, mas após poucos anos, ele abandonou seus estudos e foi para [[Milão]], Itália, para estudar canto. O mais aclamado do pedagogos consultados pelo jovem Reszke foi Antonio Cotogni, um eminente [[barítono]], o favorito de [[Giuseppe Verdi]].
 
Ele foi associado com o repertório operístico francês e [[Richard Wagner|wagneriano]] durante o pico de sua carreira no Covent Garden e no Metropolitan Opera.
 
==Últimos Anosanos==
De Reszke casou-se em 1896. Ele reduziu o número de suas performances durante os primeiros anos do século XX. Prudentemente, em 1904 ele decidiu se aposentar, enquanto sua voz continuava em uma boa forma, citando uma doença como a razão de sua retirada. O tenor Enrico Caruso, 23 anos mais novo de De Reszke, tomou seu lugar como astro do mundo da ópera. (Diferente de Reszke, entretanto, Caruso não tornou-se um expoente da ópera Wagneriana.)
 
==Referências==
* Chisholm, Hugh, ed (1911). Encyclopædia Britannica (eleventh ed.). Cambridge University Press.
 
 
{{DEFAULTSORT:Reszke}}
[[Categoria:Barítonos]]
[[Categoria:Tenores]]
[[Categoria:Músicos da Polónia]]
 
[[de:Jean de Reszke]]
[[pl:Jan Reszke]]
[[sv:Jean de Reszke]]
[[Categoria:Barítonos]]
[[Categoria:Tenores]]
129 524

edições