Saltar para o conteúdo

Ana de Hohenstaufen: diferenças entre revisões

61 bytes adicionados ,  04h46min de 29 de janeiro de 2012
m
Checkwiki + ajustes
m (Checkwiki + ajustes)
'''Ana de Hohenstaufen''' (Sicília 1230 – Valência, Abril [[1307]]), nascida '''Constança II of Hohenstaufen''', também conhecida como Constança II da Sicília ou Ana da Sicília era filha de [[Frederico II, Sacro Imperador Romano-Germânico]] e [[Bianca Lancia]]. Casou muito jovem com o imperador bizantino [[João III Ducas Vatatzes]], para selar uma aliança entre seu pai e o [[Império de Niceia]].
 
== Imperatriz Bizantina ==
 
Nascida Constança de [[Hohenstaufen]], mudou o seu nome para Ana ao casar com o imperador bizantino João III Ducas Vatatzes. O casamento fez parte de uma aliança entre seu pai e marido e está registado nas crónicas de [[Jorge Acropolita]] e [[Jorge Paquimeres]].<ref>Em "The Lascarids of Nicaea: the Story of an Empire in Exile" (1912 - 1913) Alice Gardner considera esta aliança o resultado do anti-clericalismo e relação hostil com o Papa partilhado tanto por Frederico II como por João Vatatzes.</ref>
==Imperatriz Bizantina==
 
Nascida Constança de [[Hohenstaufen]], mudou o seu nome para Ana ao casar com o imperador bizantino João III Ducas Vatatzes. O casamento fez parte de uma aliança entre seu pai e marido e está registado nas crónicas de [[Jorge Acropolita]] e [[Jorge Paquimeres]]. <ref>
Em "The Lascarids of Nicaea: the Story of an Empire in Exile" (1912 - 1913) Alice Gardner considera esta aliança o resultado do anti-clericalismo e relação hostil com o Papa partilhado tanto por Frederico II como por João Vatatzes.</ref>
 
O casamento ocorrreu em 1244. Constança adoptou então o nome Ana. Ao chegar a Niceia acompanhava-a uma dama, a Marchesa della Fricca, que segundo Jorge Acropolita rivalizou com Ana no amor do imperador. Com o tempo a marquesa ganhou influência na corte, sendo apelidada de "imperatriz rival", acabando contudo por ser afastada.
 
== Fuga de Constantinopla ==
Ana seria imperatriz até à morte do seu marido a 3 de Novembro de [[1254]], quando o seu enteado [[Teodoro II Láscaris]] sucedeu ao trono. Por esta altura já Frederico II havia falecido. Segundo as crónicas permaneceu em Niceia durante os reinados de Teodoro e do seu sucessor [[João IV Láscaris]](1259 - 1261).<ref>Segundo Alice Gardner por ser útil como refém perante os restantes membros dos [[Hohenstaufen]], particularmente o seu irmão [[Manfredo da Sicília]]</ref>.
 
No seu breve reinado, o menor João IV veria o trono usurpado pelo regente [[Miguel VIII Paleólogo]]. Este, apesar de casado, terá tentado forçar o casamento com Ana, que o rejeitou.
Ana seria imperatriz até à morte do seu marido a 3 de Novembro de [[1254]], quando o seu enteado [[Teodoro II Láscaris]] sucedeu ao trono. Por esta altura já Frederico II havia falecido. Segundo as crónicas permaneceu em Niceia durante os reinados de Teodoro e do seu sucessor [[João IV Láscaris]](1259 - 1261)<ref>Segundo Alice Gardner por ser útil como refém perante os restantes membros dos [[Hohenstaufen]], particularmente o seu irmão [[Manfredo da Sicília]]</ref>.
 
No seu breve reinado, o menor João IV veria o trono usurpado pelo regente [[Miguel VIII Paleólogo]]. Este, apesar de casado, terá tentado forçar o casamento com Ana, que o rejeitou.
Em 25 de Julho de [[1261]] [[Alexios Strategopoulos]] reconquista [[Constantinopla]], permitindo a Miguel mudar a corte para a cidade e depor o jovem imperador de Niceia. Ana, afastada da dinastia reinante foi autorizada a abandonar [[bizâncio]] para o [[reino da Sicília]] em [[1263]].
 
De novo conhecida como Constança, junta-se à corte de seu irmão [[Manfredo da Sicília]]. Em 25 de Fevereiro de [[1266]] Manfredo é morto na [[Batalha de Benevento (1266)|Batalha de Benevento]], sendo sucedido pelo seu inimigo vitorioso [[Carlos de Anjou]]. Constança refugia-se na corte de [[Jaime I de Aragão]] e na corte de Zaragoza, acabando por se retirar num convento, falecendo em Valência, como freira.
 
{{Referências|Notas e referências}}
== Notas ==
{{reflist}}
 
== {{Bibliografia}} ==
* ''The Oxford Dictionary of Byzantium'', Oxford University Press, 1991.
* Alice Gardner, "The Lascarids of Nicaea: the Story of an Empire in Exile"
*[ {{Link||2=http://fmg.ac/Projects/MedLands/NIKAIA.htm#IoannesIIINikaiadied1254B |3=Listing of John III and his wives in "Medieval lands" by Charles Cawley. The project "involves extracting and analysing detailed information from primary sources, including contemporary chronicles, cartularies, necrologies and testaments."]}}
 
{{DEFAULTSORT:Ana Hohenstaufen}}
[[Categoria:Mortos em 1307]]
[[Categoria:História da Europa]]
718 366

edições