União Internacional de Telecomunicações: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A modificar: my:အိုင်တီယူ
Vagobot (discussão | contribs)
Linha 38: Linha 38:
[[ar:الاتحاد الدولي للاتصالات]]
[[ar:الاتحاد الدولي للاتصالات]]
[[az:Beynəlxalq telekomunikasiya ittifaqı]]
[[az:Beynəlxalq telekomunikasiya ittifaqı]]
[[bg:Международен съюз по телекомуникации]]
[[bn:আন্তর্জাতিক টেলিযোগাযোগ ইউনিয়ন]]
[[bn:আন্তর্জাতিক টেলিযোগাযোগ ইউনিয়ন]]
[[br:International Telecommunication Union]]
[[br:International Telecommunication Union]]

Revisão das 12h53min de 3 de fevereiro de 2012

União Internacional de Telecomunicações
Flag of ITU.svg
Bandeira da UIT.
Tipo Agência especializada
Acrônimo UIT
Comando Mali Hamadoun Touré
Status ativa
Fundação 1957
Sede Genebra, Suíça
Website www.itu.int

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) (em francês: Union internationale des télécommunications; em inglês: International Telecommunication Union) é uma organização internacional destinada a padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais. Foi fundada como International Telegraph Union (União Internacional de Telégrafos), em Paris, no dia 17 de maio de 1865 e é hoje a organização internacional mais antiga do mundo. Suas principais ações incluem estabelecer a alocação de espéctros de ondas de rádio e organizar os arranjos de interconexões entre todos os países permitindo, assim, ligações de telefone internacionais. É uma das agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo sua sede em Genebra, na Suíça, próximo ao principal campus da ONU.

Os padrões internacionais que são produzidos pela UIT são referidas como Recomendações (com a primeira letra em maiúsculo, para diferenciar do significado comum da palavra recomendação). Devido à sua longevidade como uma organização internacional e seu status como uma agência especializada da ONU, os padrões promovidos pela UIT possuem um grande valor de reconhecimento internacional sobre outras organizações que publicam especificações técnicas similares.

O trabalho da UIT é todo conduzido por seus membros. Como parte da estrutura das Nações Unidas, um país pode ser membro, nesse caso sendo chamado de Membro de Estado. Companhias e outras organizações podem possuir outra classe de associação, sendo chamados de Membro de Setor ou status de Associado. Membros de Setor e Associados possuem participação direta no desenvolvimento de padrões (o que não é permitido em outras organizações de padronização, como a Organização Internacional para Padronização (ISO).

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre a ONU é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.