Plínio, o Velho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A modificar: da:Plinius den ældre
Linha 29: Linha 29:
[[Categoria:Naturalistas]]
[[Categoria:Naturalistas]]
[[Categoria:Naturais de Como]]
[[Categoria:Naturais de Como]]
[[Categoria:Filósofos do século I]]


{{Link FA|af}}
{{Link FA|af}}

Revisão das 02h53min de 15 de fevereiro de 2012

Plínio, o Velho.

Caio Plínio Segundo, em latim Gaius Plinius Secundus (Como, 23Stabia, 79), conhecido também como Plínio, o Velho, foi um naturalista romano.

Biografia

Era filho de um equites, cavaleiro romano, e da filha do senador Gaius Caecilius de Novum Comum. Por vezes se confunde o local de seu nascimento com Verona.

Autor clássico, no ano de 77 escreveu "Naturalis Historia", um vasto compêndio das ciências antigas distribuído em trinta e sete volumes, dedicado a Tito Flávio, futuro imperador de Roma.

Talvez o naturalista mais importante da Antigüidade, afirmava que "a diversidade de copistas, e os seus comparativos graus de habilidade, aumentam consideravelmente os riscos de se perder a semelhança com os originais". E explicava que "as ilustrações são propensas ao engano, especialmente quando é necessário um grande número de tintas para imitar a natureza". Por essas razões, recomendava, os autores devem se "limitar a uma descrição verbal" da natureza.

Almirante da frota de Miseno, faleceu nesse cargo enquanto, ao tentar observar, como naturalista, a erupção do vulcão Vesúvio em 79, também tentava salvar os habitantes da costa que fugiam.

Residindo a trinta quilômetros de Pompeia, foi surpreendido pela explosão do vulcão, uma vez que, até aquela data, a única coisa que havia registrado sobre o assunto foram as marcas de queimado no topo do Vesúvio. Para saciar a sua curiosidade, mandou preparar um pequeno barco, convocou uma tripulação de nove homens e pouco antes das 5 horas da tarde pôs-se a caminho de Pompeia. Ao se aproximarem da cidade, as altas temperaturas e uma densa nuvem de fumaça fizeram com que o barco se desviasse de seu destino, vindo a aportar na vizinha Stabia. Na manhã do dia 25, antes das 7 horas da manhã, uma nova nuvem atingiu Pompeia. Quem ainda tinha sobrevivido e permanecido no local, acabou sufocado pelos gases. A nuvem prosseguiu em direção a Stabia. Os moradores perceberam-na atravessando a baía e tentaram fugir, sem sucesso: os gases vulcânicos fizeram centenas de vítimas, entre elas Plínio, o Velho.

Ver também

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Plínio, o Velho
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Plínio, o Velho

Predefinição:Portal-hist-cien

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA