Usuário(a) Discussão:Bruninhor: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova se(c)ção: ​→‎Encontros, Brasil
Bruninhor (discussão | contribs)
Linha 197: Linha 197:


Eu gostaria de te direcionar à discussão que está acontecendo [[Wikipédia:Esplanada/geral/Wikipédia_Encontros,_Brasil_(24jan2012)|aqui no Esplanada]]. Nós adoraríamos encontrar editores como você se você estiver disponível. Por favor inscreva-se no encontro mais perto de você. Obrigada, [[Usuária:Maryana (WMF)|Maryana (WMF)]] ([[Usuária Discussão:Maryana (WMF)|discussão]]) 00h42min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC)
Eu gostaria de te direcionar à discussão que está acontecendo [[Wikipédia:Esplanada/geral/Wikipédia_Encontros,_Brasil_(24jan2012)|aqui no Esplanada]]. Nós adoraríamos encontrar editores como você se você estiver disponível. Por favor inscreva-se no encontro mais perto de você. Obrigada, [[Usuária:Maryana (WMF)|Maryana (WMF)]] ([[Usuária Discussão:Maryana (WMF)|discussão]]) 00h42min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC)
:: Os encontro vão acontecer pessoalmente ou on line?

Revisão das 03h00min de 15 de fevereiro de 2012

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Bruninhor !

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.
Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz: Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar. Ainda que a Wikipédia seja produto de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). O nosso programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Normas de conduta
Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine nos artigos quando os editar, já que todas as modificações são registradas no histórico do mesmo com indicação do autor.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo
Wikipedia:Políticas e recomendações Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Todo o indispensável... para começar a editar: não deixe de ler. Desejo-lhe uma boa estada na Wikipédia! Eamaral (discussão) 21h29min de 22 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]
Caro usuário,

Nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes !

Você modificou/criou o artigo Joseph Bates com trechos copiados de http://www.terceiroanjo.org/FileDownload.aspx?file=d:%5Chosting%5Cterceiroanjo%5Cbiblioteca%5Clivros%5CEnciclopedia%20ASD.doc, o que não está de acordo com a política da Wikipédia, pois utilizamos as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GFDL.

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto.

Se você for o detentor dos direitos de autor do texto copiado, por favor envie uma autorização conforme descrito em Wikipedia:OTRS/Como enviar a permissão.

Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. O que isto significa é que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

Re: Sobre foto para página adventista

Olá, sei que já houve problemas com imagem na página Igreja Adventista do Sétimo Dia, por serem adicionadas imagens sem licença. Eu mesmo cheguei a retirar uma vez [1], pelo menos. Não se pode copiar textos ou imagens de outros locais para a Wikipédia exceto se tiver expressa autorização do autor (ou em alguns casos excepcionais, como fotos produzidas há muito tempo, no caso do Brasil - acho que a lei define que precisa passar 70 anos da morte do autor, se não me engano). Pode ler mais sobre política e imagens da Wikipédia.

Sobre portais, nunca criei um - e não lembro nem de ter editado em algum. Mas acredito que seja possível sim. Aconselho criar primeiro um portal adventista, pra depois tentar um outro. Já existe o Portal:Religião e também alguns relacionados a correntes específicas (ver Wikipedia:Portais). Três deles são mantidos ou recebem contribuição da Beria Lima. Talvez ela possa te ajudar mais em relação a como proceder pra criar um novo portal. Até, Eamaral (discussão) 16h18min de 29 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Sobre a imagem, na maioria dos casos, a mesma imagem usada na Wikipédia em inglês (wiki en) pode ser usada aqui também - especialmente se a imagem estiver hospedada no Wikimedia Commons. Porém, algumas imagens da Wiki en não podem ser carregadas no Commons usadas aqui porque possuem direito autoral. São usadas na Wiki en sob alegação do fair use, mas nem o Commons nem a Wiki pt aceitam essa justificativa. Com relação à alegação de a IASD permitir o uso das imagens, é necessário que essa informação esteja explícita em algum lugar, de preferência no site deles, acompanhando a própria imagem.
Sobre a desambiguação, não ficou claro exatamente o que quer. Você moveu o artigo Jesus histórico para historiciedade de Jesus. O título antigo pode ser acessado/editado por [2]. Talvez fosse o caso de colher opiniões de outros usuários sobre essa movimentação e possível criação de mais um artigo sobre o tema. Algumas discussões sobre o assunto já ocorreram em Discussão:Jesus/Arquivo/1#Jesus_vs_Cristo e Discussão:Cristo. Novamente, acho que a Beria Lima pode te ajudar mais nesse tema do que eu. Eamaral (discussão) 16h34min de 29 de maio de 2010 (UTC)[responder]
Ainda sobre imagens, todas as imagens usadas na Wiki pt devem estar hospedadas no Commons. O usuário de lá a quem costumo reportar algum problema é o Martin H., mas só em inglês. Em português, talvez consiga mais detalhes com o Jo Lorib. Não sei como ficaria essa situação de usar autorização escaneada, mas já observo que é importante garantir que quem autoriza de fato tem direito sobre a imagem e pode decidir pela sua liberação de direitos autorais.
Em artigos sobre religião, me lembro mesmo só da Beria ([Usuário_Discussão:Beria|página de discussão dela]]). Ela deve saber outros usuários interessados no tema.
Sobre as discussões, todos os artigos têm uma página de discussão associada. Cristo tem Discussão:Cristo, Igreja Adventista do Sétimo Dia tem Discussão:Igreja Adventista do Sétimo Dia... É só clicar na aba "discussão", ao lado de "artigo", no topo da página. Nem todos têm discussões recentes ou em andamento. Mas dá pra se ver o que já foi discutido sobre o artigo. Só lembre que essas páginas de discussão não são fóruns; são apenas lugares pra editores discutirem tópicos do artigo, buscando melhorar a Wikipédia. Eamaral (discussão) 16h53min de 29 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Ela está em Jesus Histórico. A maiúscula é que faz a diferença. Eamaral (discussão) 02h43min de 31 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Na verdade, acho que o nome mais adequado é mesmo o com h minúsculo. Pedi para que movam o conteúdo para o artigo com h minúsculo. O h maiúsculo deve virar só um redirecionamento. Eamaral (discussão) 02h53min de 31 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Portais e artigo sobre Jesus

Vamos por partes:

1. Portais

Para criares um portal sobre o Adventismo, basta criares Portal:Adventismo de acordo com o portal base que queiras. Eu aconselho criares primeiro o esboço do portal numa sub-página tua e so mover para o dominio portal quando estiver pronto.

Já o portal sobre Jesus histórico não sei a que fim serviria. Um portal inteiro dedicado a um aspecto de Jesus? Para que?

2. Artigo

Partindo do presuposto que o artigo existente é uma tradução não acabada, não vejo motivos para ter dois artigos para falar de um aspecto de um personagem que já tem oito artigos sobre si na Wikipédia. Por isso reverti para a versão anterior - você simplesmente ignorou todo o texto anterior do artigo (que estava referenciado) e trocou um texto teu - sem fonte alguma. O teu texto está no artigo (abra-o em modo edição e você o verá) porque ainda precisa ser encontrado fontes para ele antes de o incorporar no artigo.

Att, Béria Lima msg 17h05min de 1 de junho de 2010 (UTC)[responder]

1. Portais
1.1. Adventismo: Ajudar ajudo, mas precisas de saber como construir um portal e como queres que ele fique. É mais fácil fazer com base num modelo.
1.2. Novo Testamento: De novo, não vejo a lógica de comecar pelo mais específico e depois ir por geral. Não é melhor comecar com um portal sobre a Bíblia e depois, caso seja necessário, dividos esse em dois sub-portais?
2. Artigo
Esqueca essa teoria de trocar o texto que está escrito no artigo. Nunca vou aceitar que você retire material referenciado do artigo que não é falso, até porque é contra o principio da Wikipédia.. O que podes fazer é expandir o artigo, e para isso uma boa base é o artigo em inglês (no qual o artigo em PT está baseado). Divida do artigo em dois, e fale sobre as várias correntes de pensamento histórico e depois defina como cada uma delas vê a figura de Jesus. Se o artigo ficar muito grande depois dividimos ele. Agora o que não tem lógica é encher a wiki de esboços de 1 linha sem referência para um personagem que ja tem um monte de artigos sobre si.
Att, Béria Lima msg 10h12min de 4 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Re:Questão sobre doutrinas

Não estás a conseguir porque a imagem em questão não está no Commons e sim na wikipédia em inglês (que aceita upload de imagens). Como a imagem tem (supostamente) uma licença livre, podes mover ela pro commons (sabes mover uma imagem pro Commons?) e aí sim usar ela na Wikipedia em português. Béria Lima msg 14h45min de 20 de julho de 2010 (UTC)[responder]

PS.: Assine sempre suas mensagens em páginas de discussão, para isso use 4 tils (~~~~) que gera tua assinatura com data e hora.

Por favor, não retire novamente os interwikis do artigo. Obrigado, Eamaral (discussão) 00h32min de 8 de outubro de 2010 (UTC)[responder]

Caro usuário, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes.

Você modificou/criou o artigo Crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia com trechos copiados de http://101bennemann.cineblog.com.br/59625/Igreja-Adventista/, o que não está de acordo com a política da Wikipédia, pois utilizamos as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GFDL.

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto.

Se você for o detentor dos direitos de autor do texto copiado, por favor envie uma autorização conforme descrito em Wikipedia:OTRS/Como enviar a permissão.

Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. Isto significa que você pode utilizar a informação obtida em fontes exteriores, desde que a expresse por suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

Boas contribuições! Yanguas diz!-fiz 00h15min de 13 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

Caro editor, encontramos problemas na edição que fez na página Atos dos Apóstolos. A edição teve de ser revertida por não ser adequada para a Wikipédia. Se quiser experimentar a edição de páginas pode fazê-lo à vontade na página de testes da Wikipédia. Recomenda-se a leitura das páginas Breve introdução sobre a Wikipédia, O que a Wikipédia não é e Erros comuns na Wikipédia. Obrigado pela compreensão. Mário Henrique (discussão) 01h01min de 5 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Oi Mário. Dá uma olhada agora. Ajustei a página. Agora ficou bacana e bem informativa.

Bem melhor! Precisando estou aqui. Mário Henrique (discussão) 01h13min de 5 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Olá

Quero parabenizar você pelas contribuições que tem feito no projeto. Muito obrigado!

Abraços! AlexSP (discussão) 09h40min de 27 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Oi Alex, valeu. Queria só uma ajuda: tem alguma página ensinando a fazer tabelas que levem a outra página (como a dos Livros do Novo Testamento ou do Metodismo, por exemplo?)

Olá, Bruninhor, obrigado pela sua contribuição para a Wikipédia. Notamos que está trabalhando no artigo Dinossauros. Entretanto, não citar as fontes torna o artigo inconfiável, podendo gerar dúvida para o leitor. Ao criar ou editar artigos, providencie fontes fiáveis, seja em seção própria, seja em notas de rodapé, para que fique de acordo com a política de verificabilidade do projeto.

Por favor, verifique o artigo Dinossauros, criado/editado por você. Agradecemos a colaboração. Boas contribuições! Heitor diz aí! 22h47min de 11 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Oi Heitor diz aí!
Olha, editei duas partes no artigo sobre dinossauros (a introdução e a parte denominada biologia) e coloquei fonte nas duas. Aliás, são as únicas partes que praticamente estão com fontes! Até mais

Encontros, Brasil

Olá Bruninhor,

Eu gostaria de te direcionar à discussão que está acontecendo aqui no Esplanada. Nós adoraríamos encontrar editores como você se você estiver disponível. Por favor inscreva-se no encontro mais perto de você. Obrigada, Maryana (WMF) (discussão) 00h42min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Os encontro vão acontecer pessoalmente ou on line?