Wikipédia:Votações/Tratar fusões como eliminações: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Mar França (discussão | contribs)
+
Linha 123: Linha 123:
#[[Usuário:Polyethylen|Polyethylen]] ([[Usuário Discussão:Polyethylen|discussão]]) 09h50min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)
#[[Usuário:Polyethylen|Polyethylen]] ([[Usuário Discussão:Polyethylen|discussão]]) 09h50min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)
#--[[Usuário(a):Fulviusbsas|Fulviusbsas]] ([[Usuário(a) Discussão:Fulviusbsas|discussão]]) 13h30min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)
#--[[Usuário(a):Fulviusbsas|Fulviusbsas]] ([[Usuário(a) Discussão:Fulviusbsas|discussão]]) 13h30min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)
#[[Usuário:Ruy Pugliesi|<span title="Ruy Pugliesi"><font face="Arial Rounded MT Bold">Ruy Pugliesi</font></span>]]<sup>[[Usuário Discussão:Ruy Pugliesi|<span title="Página de discussão">&#9701;</span>]]</sup> 12h05min de 23 de fevereiro de 2012 (UTC)

Revisão das 12h05min de 23 de fevereiro de 2012

Possibilidade de tratar fusões em WP:PE
  • Fase atual: Votação
  • Fase seguinte: Implementação

Ver também

Precedentes

Wikipédia:Esplanada/geral/Como realizar uma fusão impugnada num pedido de ESR que os eliminadores também se recusam a impugnar pra permitir votação? (7nov2011), Wikipédia:Esplanada/propostas/Mudanças nas regras de Fusão (2abr2011), Wikipédia:Esplanada/geral/Abaixo a fusão! Um artigo por personagem! (12jan2011), Wikipédia:Esplanada/propostas/Propostas de Fusão de artigos através das WP:PE (13mar2011),

Situação

Apesar das regras dizerem que WP:PEs não decidem pela fusão das páginas (só citam como opção intermediária o Redirect), a prática da comunidade permite que se inclua a opção de Fusão no decorrer das PEs como uma alternativa à eliminação, embora não permita que as PEs sejam criadas apenas para decidir pela fusão. Por isso não estar bem definido nas regras, alguns resultados de PEs pela fusão são ignorados, enquanto outros são seguidos.

Apesar do assunto ter sido levado à comunidade várias vezes, não se chegou a um consenso sobre o caso. O motivo principal é a existência de dois pontos de vista opostos em relação ao processo de tomada de decisão. Para argumentos mais detalhados, ver as discussões citadas na parte precedentes mais acima.

Os que são contra que as PEs decidam pela fusão desejam manter o processo de fusão atual, que se rege pelo consenso, seguindo Citação: Wikipédia:Decisões da comunidade escreveu: «O modo preferencial para a tomada de decisões na comunidade é o consenso após uma ampla discussão», e insistir no consenso ao invés de usar as votações seguindo basicamente o exposto no ensaio Wikipédia:Votações são maldosas.

Os que apoiam, seguem Citação: Wikipédia:Decisões da comunidade escreveu: «Se o consenso não é atingido, pode-se iniciar uma votação», ao dar preferência por uma tentativa de consenso prévia, mas permitindo que isso seja levado à votação caso não se chegue a um consenso, seguindo alguns argumentos presentes no ensaio Wikipédia:Votações não são maldosas.

Como os dois lados possuem argumentos válidos baseados em interpretações diferentes de uma política oficial aprovada pela comunidade, e não se chegando a um consenso sobre o assunto mesmo após as várias tentativas, se faz necessário uma votação para definir o assunto e aplicar uma mesma regra para todas as PEs.

Votação

Pode votar em múltiplas opções, apoiando todas as propostas que concorda. A proposta com mais votos será a escolhida.

Proposta 1

Resumo
  • Fusões que passaram por uma tentativa de consenso, sem atingir um resultado, podem ser decidir através de PEs.
  • PEs podem conter, dentre as opções intermediárias possíveis de serem inseridas no decorrer da votação, a opção de Fusão, sendo esse um resultado válido para a votação.

Alteração 1: WP:PE

  • Em - alterar o texto: Páginas para eliminar são páginas que podem vir a ser eliminadas do servidor da Wikipédia quando se concluir que são desnecessárias. Em alguns casos, também podem vir a passar pelas "páginas para eliminar" propostas de fusão ou redirecionamento, caso o conteúdo das páginas em discussão seja considerado insuficiente para artigo próprio, mas não tenha havido consenso a respeito de sua fusão.

[...] Uma página para eliminar ou fundir está sujeita a no mínimo 7 dias de votação.

Alteração 2: Wikipédia:Fusão

  • Acrescentar também o texto:

Fusões muitas vezes acarretam a eliminação de conteúdo significativo de um artigo, e podem ser tratadas como uma eliminação, passando pelas Páginas para Eliminar quando:

#Chegar-se a um impasse nas abas de discussão dos artigos a fundir.
#Houver discordância sobre marcar uma página para eliminação rápida/semirrápida ou fundir/redirecionar.
Votos
  1. Albmont (discussão) 09h22min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC). É a única forma prática de resolver disputas editorias sem levar a discussões inflamadas que sempre redundam com algum usuário sendo bloqueado.[responder]
  2. Kascyo falaê! 18h38min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) com o Albmont.[responder]
  3. Stegop (discussão) 22h56min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) Na prática a única forma de resolver alguns casos.[responder]
  4. Lgtrapp (discussão) 23h28min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) Pois nem toda fusão se resolve por consenso.[responder]
  5. Leandro LV (discussão) 01h14min de 11 de fevereiro de 2012 (UTC) Antes fundir que eliminar.[responder]
  6. E. Feld fala 10h14min de 11 de fevereiro de 2012 (UTC) com os demais[responder]
  7. Rcandre Fala! 10h47min de 11 de fevereiro de 2012 (UTC) Depois do início de uma PE, é possível votar em fusão. Por que não se pode votar na fusão de início então? Por que somos obrigados a votar apenas entre manter e apagar, quando queremos fundir, e outro usuário quer eliminar (ou manter)? Já criaram até mesmo uma votação apenas para trocar uma categoria de nome, por que não para fundir, por oposição a eliminar ou manter?[responder]
  8. Lord MotaFala Faço 23h58min de 11 de fevereiro de 2012 (UTC) Concordo com os demais; parece ser a única forma de se resolver as propostas de fusão controversas.[responder]
  9. JMGM (discussão) 01h54min de 13 de fevereiro de 2012 (UTC) Voto nesta proposta porque, é uma forma de se resolver todos os casos pendentes de fusões não consensuais paradas ou já efetuadas sem consenso.[responder]
  10. Rjclaudio msg 12h39min de 13 de fevereiro de 2012 (UTC) - consenso é a preferência, mas votação é um caminho correto caso não seja possível atingir consenso, e isso deve ser permitido.[responder]
  11. Vitor Mazuco Msg 00h58min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
  12. RmSilva msg 19h08min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
  13. Braz Leme (discussão) 12h40min de 18 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
  14. Mar França (discussão) 14h24min de 22 de fevereiro de 2012 (UTC) com os demais[responder]

Proposta 2

Resumo
  • PEs só poderão ser criadas com o objetivo de discutir a eliminação do artigo.
  • No decorrer da votação, a Fusão pode ser proposta como uma opção intermediária, sendo um resultado válido para a votação.

Alteração 1 : WP:PE

  • Acrescentar um terceiro parágrafo Quem propõe uma página para eliminação deve expor apenas os argumentos que deixam claro que eliminar é a sua vontade. Todas as propostas para eliminação que não sejam, em essência, eliminar uma página (ou contestar uma proposta de eliminação) devem ser canceladas.
  • Acrescentar um quarto parágrafo Durante o processo de votação, qualquer um, inclusive quem propôs inicialmente a eliminação, pode propor alternativas intermediárias entre a manter ou apagar, que sejam fundir, transformar em redirect, ou outras. A avaliação da proposta vencedora será feita a partir da proposta mais delecionista que conseguir quatro votos e maioria de 2/3 dos votos.


Votos
  1. ...

Proposta 3

Resumo
  • PEs só poderão ser criadas com o objetivo de discutir a eliminação ou redirecionamento do artigo.
  • No decorrer da votação, o Redirecionamento e o Movimento da página podem ser propostos como uma opção intermediária, sendo um resultado válido para a votação.
  • Fusões não poderão ser decididas em PEs, apenas por consenso na discussão do artigo seguindo o procedimento atual.
  • O resultado Manter não impede, posteriormente, que seja seguido a discussão para fundir o artigo.

Alteração 1: Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de limpeza de eliminação por votação

  • Em Opções intermediárias, remover a frase final Geralmente é indicado na secção de comentários se o conteúdo deverá ser fundido no artigo para o qual será feito o redirect ou não.

Alteração 2: WP:PE

  • Em Considerações, e antes das Notas, acrescentar o parágrafo As únicas opções válidas são Apagar, Manter, Redirecionar, Mover e redirecionar, Mover sem redirecionar, votos em qualquer outra opção serão desconsiderados.


Votos

# --Raimundo57br (discussão) 23h07min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) As eliminações por votação são um processo atropelado, discutir a fusão exige reflexão. PS entendo que a eliminação não impede que parte do conteúdo eliminado seja incorporado a um artigo correlato.[responder]

Proposta 4

Resumo
  • Só poderá ser decido em PE a eliminação ou manutenção da página
  • O resultado Manter não impede, posteriormente, a tentativa de consenso para realizar outras ações com o conteúdo da página.

Alteração 1: Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de limpeza de eliminação por votação

  • Em Opções intermediárias, remover a frase final Geralmente é indicado na secção de comentários se o conteúdo deverá ser fundido no artigo para o qual será feito o redirect ou não.

Alteração 2: WP:PE

  • Em Considerações, e antes das Notas, acrescentar o parágrafo As duas únicas opções válidas são Apagar e Manter, votos em qualquer outra opção serão desconsiderados.


Votos
  1. --Raimundo57br (discussão) 23h29min de 13 de fevereiro de 2012 (UTC)As eliminações por votação são um processo atropelado, discutir a fusão exige reflexão. PS entendo que a eliminação não impede que parte do conteúdo eliminado seja incorporado a um artigo correlato.[responder]
  2. Mar França (discussão) 14h26min de 22 de fevereiro de 2012 (UTC) com Raimundo[responder]

Proposta 5

Resumo
  • Não promover nenhuma alteração na WP:PE
Votos
  1. Pcmsg 01h15min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) PE = Páginas para Eliminar. Não vejo motivos suficientes para colocar fusão em PE. Um eliminador vai fechar isso, junto com milhares que ficam mofando nas PEs?[responder]
  2. Chico (discussão) 01h18min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) Por enquanto fico nessa opção. Talvez adicione votos em outras opções depois. Não vejo necessidade de mudar algo.[responder]
  3. Jardel @lves msg 01h20min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) Ainda não vejo necessidade em mudar WP:PE.[responder]
  4. Fabiano msg 04h29min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) PE é local para discutir se o conteúdo em votação cumpre ou não os critérios e a notoriedade para estar na Wikipédia. Transformar em votação a fusão de artigos é a busca da oficialização do "abuse da Wikipédia para provar um ponto de vista".[responder]
  5. --Arthemius x (discussão) 10h49min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC)PE é lugar de votar para manter/eliminar (último caso segundo WP:Votações) e quanto menos blá-blá-blá tiver na página melhor pois senão pode ser impugnada com base na política citada.--Arthemius x (discussão) 10h49min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
  6. RafaWiki (Pois Não?) 13h03min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) Fusão é diferente (≠) de Eliminação. Ao se fundir algo, não se elimina as informações, elas apenas são unidas em uma única página. Portanto, não vamos misturar as coisas, PE é lugar de apagar informações irrelevantes; na fusão as informações não são irrelevantes, mas apenas insuficientes a ter artigo próprio. Acho que atual política não precisa de mudança.[responder]
  7. José Luiz disc 21h45min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
  8. Érico msg 21h49min de 10 de fevereiro de 2012 (UTC) PE é onde decidimos pela manutenção ou não do artigo, propostas de fusão devem ser feitas na discussão do artigo.[responder]
  9. OTAVIO1981 (discussão) 13h26min de 12 de fevereiro de 2012 (UTC) Embora reconheça que o sistema necessite de melhorias recuso-me a legitimar qualquer alteração que tenha o envolvimento de socks do quintinense. Peço desculpas adiantadas àqueles que seguiram com a proposta tentando deixá-la isenta e representativa dos interesses da comunidade. Entretanto não irei me surpreender com a participação paraquedista de alguns editores conforme já foi notado em outras votações (bairros, para quem se esqueceu). Lamento a minha posição mesquinha mas sou humano e tenho direito a utilizar plenamente minha cota de erros neste mundo.[responder]
  10. --FSogumo (discussão) 23h16min de 13 de fevereiro de 2012 (UTC) Tudo o que é necessário já está disponível: Marcação de fusão para avisar antecipadamente os editores do artigo, a página de discussão do artigo para tentar consenso caso haja oposição, a possibilidade de votar por uma solução intermediária nas eliminações por votação que inclui a possibilidade de fusão. Se em caso de oposição não há discussões educadas, este é outro problema e não é exclusivo de discussões sobre fusão.[responder]
  11. EuTugamsg 02h06min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC) Com os demais[responder]
  12. RafaAzevedo disc 23h15min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC) PE é, como o nome diz, lugar para se discutir se uma página deve ser eliminada ou não. Discussão de fusão deve ser feita no local apropriado, a página dos artigos a serem "fundidos". Transformar a discussão de fusão de artigos numa votação não só é abusar do projeto para provar um ponto de vista, como bem disse o Fabiano, mas é atropelar WP:C e abrir um precedente inaceitável: o texto de um artigo passaria a ser decidido por meio de votos. Estaríamos trocando, na prática, WP:FF e WP:V pela votação direta. Imagine-se o efeito devastador que isto teria em artigos sobre política, por exemplo. Há também a questão óbvia levantada pelo Otavio1981, que qualquer discussão neste sentido inevitavelmente está manchada pelas tentativas de manipulação do Quintinense, seja por meio de socks ou meats. RafaAzevedo disc 23h15min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
  13. JSSX diga 09h47min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC) Não creio ser necessária mais essa burocratização do processo já burocratizado.[responder]
  14. Polyethylen (discussão) 09h50min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
  15. --Fulviusbsas (discussão) 13h30min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
  16. Ruy Pugliesi 12h05min de 23 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]