L'île mystérieuse: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Abri desambig
m
Linha 1: Linha 1:
{{ver desambig|este=o livro de Júlio Verne|suas adaptações|A Ilha Misteriosa}}
{{Info livro
{{Info livro
|nome = A Ilha Misteriosa
|nome = A Ilha Misteriosa

Revisão das 14h36min de 7 de março de 2012

 Nota: Este artigo é sobre o livro de Júlio Verne. Para suas adaptações, veja A Ilha Misteriosa.
A Ilha Misteriosa

Capa de uma das primeiras edições
Autor(es) Júlio Verne
Idioma francês
País França
Série Les voyages extraordinaires
Editora RBA
Lançamento 1873-75
Cronologia
Le tour du monde en quatre-vingts jours
Martin Paz

A Ilha Misteriosa (no original em francês, L'île mystérieuse) é o título de um livro do escritor Júlio Verne, publicado em 1874.

Conta as aventuras de um grupo de abolicionistas estadunidense que, após uma fuga num balão, encontram uma ilha desconhecida. Por vezes, o nome Ilha Misteriosa é usado simplesmente como referência à Ilha Lincoln, ilha fictícia no oceano Pacífico (34° 57' S 150° 30' O), onde a história se desenrola.

Enredo

Predefinição:Revelações sobre o enredo A história começa com a fuga de cinco yankees (abolicionistas do Norte) que haviam sido feitos prisioneiros pelos separatistas (do Sul), em Richmond, durante a Guerra Civil Americana, num balão que os próprios separatistas haviam construído. A companhia de fugitivos é formada por Cyrus Smith, um engenheiro ferroviário e oficial do exército da União, descrito como abolicionista de razão e coração; Neb (diminutivo de Nebuchadnezzar), corajoso e fiel servo afro-americano de Smith; o marinheiro Bonadventure Pencroft; Herbert Brown, jovem protegido de Pencroft e filho do seu capitão já morto; e o jornalista Gideon Spilett, repórter do New York Herald, descrito como pertencente àquela raça de jornalistas que não recuam perante coisa alguma quando se trata de obter uma informação exacta ou de transmiti-la com a menor demora ao jornal de que dependem.

Após voarem, durante vários dias, debaixo de uma tempestade, Smith cai ao mar e desaparece, e os restantes fugitivos acabam por se despenhar no Pacífico, sobre um ilhéu vulcânico não cartografado e aparentemente desabitado. Comparada a um animal monstruoso adormecido à superfície do Pacífico, a Ilha Lincoln, assim baptizada em honra do republicano Abraham Lincoln, tem aproximadamente a extensão de Malta, mas muito mais irregular e menos abundante em cabos, golfos, enseadas ou angras do que esta. A ilha era dividida em dois lados, um dos quais era árido, demonstrando erupção antiga do vulcão. O outro lado era coberto por espessa floresta. O livro conta também com um dos personagens mais notáveis do autor, o Capitão Nemo.

Esse livro demonstra que o ser humano tem condição de viver, cultivar e criar longe da comunidade em que vive, ou seja, pode muito bem viver isolado e dependendo apenas da natureza.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.