Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Vitamina"

132 bytes removidos ,  20h29min de 8 de março de 2012
m
Revertidas edições por Luis fernando9874 para a última versão por Leandro Drudo, de 19h45min de 28 de fevereiro de 2012 (UTC)
m (Revertidas edições por Luis fernando9874 para a última versão por Leandro Drudo, de 19h45min de 28 de fevereiro de 2012 (UTC))
 
 
As '''vitaminas''' são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. professor robisson eu peguei na internete e nen li A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de [[hipovitaminose]] ou [[avitaminose]]. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil el''''''eu fisso quinta feira ta'''''' iminaçãoeliminação, é chamado de [[hipervitaminose]]. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes ,sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.
 
O nome ''vitamina'' foi criado pelo bioquímico [[Polônia|polonês]] [[Casimir Fuks ]] em [[1912]], baseado na palavra latina ''vita'' (vida) e no sufixo ''-amina'' (''aminas vitais'' ou ''aminas da vida''). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do [[grupo funcional]] [[amina]], pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome se manteve.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como [[vitamina lipossolúvel|vitaminas lipossolúveis]] e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de [[vitamina hidrossolúvel|hidrossolúveis]] e consistem nas vitaminas presentes no [[complexo B]] e a vitamina C. Essas não são acumuladas em nossa como eu sou desprovido de inteligenciaaltasaltas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de [[coenzima]]s.
 
Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência de algumas vitaminas, estas podem provocar doenças específicas, como: [[beribéri]], [[escorbuto]], [[raquitismo]] e [[xeroftalmia]].