Concílio de Constança: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m nova chave para Categoria:Conclaves: "1417" usando HotCat
Linha 33: Linha 33:
=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==
*[[Concílios ecuménicos]]
*[[Concílios ecuménicos]]
*[[Concílios nacionais, regionais ou plenários]]





Revisão das 11h05min de 9 de março de 2012

Concílio de Constança
Concílio de Constança
Jan Hus no Concílio de Constança. Pintura de Václav Brožík.
Data 5-10-141422-4-1418
Aceite por Catolicismo
Concílio anterior Vienne
Concílio seguinte Basileia-Ferrara-Florença
Convocado por Antipapa João XXIII, confirmado pelo Papa Gregório XII
Afluência 600
Tópicos de discussão Cisma do Ocidente
Documentos Deposição do Antipapa João XXIII, resignação do Papa Gregório XII (aceite), condenação de John Wyclif e de Jan Hus, eleição do Papa Martinho V
Todos os Concílios Ecuménicos Católicos
Portal do Cristianismo

O Concílio de Constança, realizado entre 1414 e 1418 em Constança, foi um concílio ecuménico da Igreja Católica. O seu principal objectivo foi acabar com o cisma papal que tinha resultado do Papado de Avignon, ou "a captividade babilónica da Igreja", como também é conhecido (um termo cunhado por Martinho Lutero).

Quando o concílio foi convocado, havia três papas, todos clamavando legitimidade. Alguns anos antes, em um dos primeiros golpes que afectaram o movimento conciliador, os bispos do concílio de Pisa tinham deposto ambos os papas anteriores e elegido um terceiro papa, argumentando que, em tal situação, um concílio de bispos tem mais autoridade do que um Papa. Isto apenas contribuiu para agravar o cisma.

Com o apoio de Sigismundo, sacro Imperador romano, o concílio de Constança recomendou que todos os três papas abdicassem, e que um outro fosse escolhido. Em parte por causa da presença constante do imperador, outros monarcas exigiram que tivessem uma palavra a dizer na escolha do papa. Grande parte da discussão no conselho foi ocupada na tentativa de acalmar monarcas seculares, mais do que em efectuar uma reforma da igreja e da sua hierarquia.

Um segundo objectivo do concílio foi continuar as reformas iniciadas pelo concílio de Pisa. Estas reformas foram largamente dirigidas contra John Wycliffe, Jan Hus e seus seguidores. Jan Hus foi condenado pelo concílio à morte na fogueira e queimado vivo a 6 de julho de 1415.

O concílio também tentou iniciar reformas eclesiásticas. Foi mais tarde declarado que um concílio de bispos não tem maior influência do que o Papa.

O concílio elegeu em 1417 o Papa Martinho V.


Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.