Vila Valqueire: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 50: Linha 50:


[[Categoria:Bairros de Jacarepaguá]]
[[Categoria:Bairros de Jacarepaguá]]
[[Categoria:Bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro]]


[[en:Vila Valqueire]]
[[en:Vila Valqueire]]

Revisão das 01h13min de 11 de abril de 2012

Vila Valqueire
Bairro do Rio de Janeiro
Área 423,22 ha (em 2003)
Fundação 23 de julho de 1981
IDH 0,904[1](em 2000)
Habitantes 32 279 (em 2010)[2]
Domicílios 12 260 (em 2010)
Limites Praça Seca, Tanque, Jardim Sulacap,
Campo dos Afonsos, Marechal Hermes,
Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz e Campinho
Distrito Rio de Janeiro
Região Administrativa XVI R.A.(Jacarepaguá)
Mapa

Vila Valqueire é um bairro de classe média com porções de média-baixa nos arredores da Rua Urucuia, Quiririm e Luiz Beltrão e Média-alta nos condomínios fechados próximos à Serra do Valqueire, se localiza entre o subúrbio e Jacarepaguá e faz parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,904, o 24º melhor da cidade do Rio de Janeiro.[3]

História

Essa região, no passado, foi o belo engenho denominado V alqueire (V = 5 em Romano), ou seja, 5° Alqueire depois que se tornou Vila Valqueire. O Engenho do V alqueire teve como um dos seus últimos ocupantes, Francisco Teles - avô materno de Geremário Dantas nascido naquele engenho.

Os herdeiros de Francisco, em 1927, lotearam e arruaram, por intermédio de uma empresa imobiliária, as terras dessa situação, dando nomes de flores às suas ruas. O bairro, em que veio a ser transformado, continuou com o título do engenho: Valqueire. Colocou-se o indicativo Vila que, na atualidade, está começando a perder porque muitas pessoas dizem apenas, Valqueire.

A Estrada Intendente Magalhães, que é a sua principal artéria e marca seus limites com os bairros de Osvaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes, já foi chamada Real de Santa Cruz, porque fazia a ligação do palácio de São Cristóvão - no tempo do Império - à Fazenda Real de Santa Cruz. Também denominada, durante muito tempo, de Rio São Paulo. Por sua demarcação muitas vezes, passou Tiradentes quando vinha de Minas Gerais ao Rio de Janeiro.

Em "As sesmarias de Jacarepaguá", de Raul Telles Rudge, encontramos uma possível explicação para seu nome: O dono das terras, hoje chamada de Vila Valqueire, nos meados do século XVIII, era Antônio Fernandes Valqueire.

Além da sede do engenho que ainda existe - totalmente arruinada - a mais antiga construção é a Igreja de São Roque, próxima à Rua Quiririm que no passado era denominada Estrada do Macaco. Atravessando as terras do engenho do mesmo nome, encurtava o caminho para o do Valqueire.

A Vila Valqueire possui um grande índice populacional. Apesar da forte verticalização sofrida nos últimos anos, é formada por predominantemente residências amplas e modernas, em sua maioria situadas em condomínios particulares.

O bairro habita a tradicional Igreja de São Roque, a Igreja Divina Misericórdia, único templo católico do país a possuir este título. Possui um comércio em franco desenvolvimento, principalmente de agência de automóveis na Estrada Intendente Magalhães, que causam transtornos aos pedestres e motoristas ao se deslocar e estacionar nas ruas transversais à Intendente.

Possui um famoso colégio tradicional, o Colégio Pentágono.

O bairro é um aconchegante pedaço da cidade do Rio de Janeiro. Cercado de verde, morros e serras, como a Serra do Valqueire, parte da área protegida do Parque Estadual da Pedra Branca. Com poucos anos de vida, incontestavelmente, é um dos bairros mais aprazíveis da Zona Oeste e baixada de Jacarepaguá. Porém os moradores do bairro, sofrem com a falta de condução para os demais bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Tijuca e Zona Sul. Outro problema do bairro é a falta de opções de lazer, principalmente vida noturna, é um bairro basicamente dormitório.

Localização

Ligações externas

Referências