Pilares: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 187.67.220.109 para a última versão por 189.106.66.91, de 18h04min de 10 de abril de 2012 (UTC)
Linha 46: Linha 46:


[[Categoria:Pilares]]
[[Categoria:Pilares]]
[[Categoria:Bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro]]


[[en:Pilares]]
[[en:Pilares]]

Revisão das 02h38min de 11 de abril de 2012

Pilares
Bairro do Rio de Janeiro
Área 183,64 ha (em 2003)
Fundação 23 de julho de 1981
IDH 0,831[1](em 2000)
Habitantes 27 250 (em 2010)[2]
Domicílios 10 037 (em 2010)
Limites Inhaúma, Abolição, Engenho de Dentro,
Piedade, Engenho da Rainha e
Tomás Coelho
Distrito Méier
Região Administrativa XIII R.A.(Méier)
Mapa

Pilares é um bairro na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, de classe média baixa.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,831, o 68º melhor da cidade do Rio de Janeiro.[3]

História

Além de estar próximo ao bairro do Méier e de Madureira, vocacionalmente mercantis, é ainda atendido por um grande Shopping Center(Norte Shopping) que se localiza num bairro próximo, e uma variedade razoável de segmentos comerciais, tendo um centro comercial movimentado junto ao Largo dos Pilares e Avenida João Ribeiro.

Um dos pontos atrativos do bairro é a escola de samba Caprichosos de Pilares, situada peculiarmente sob o viaduto Cristóvão Colombo. também fica situado no bairro a escola de samba Difícil é o Nome. O bairro faz divisa com Inhaúma, Abolição, Piedade, Engenho de Dentro, Engenho da Rainha e Tomás Coelho.

No bairro há também as comunidades do Morro do Urubu, Morro da Coroa e as favelas Fernão Cardim e Rato Molhado.

A história do bairro surgiu na época do da família real no Brasil, onde no seu largo havia pequenos pilares em volta de uma fonte de água. Os pilares eram para amarrar os cavalos, a fim deles beberem água da referida fonte. O Largo dos Pilares era uma das paradas do caminho real de Santa Cruz, onde hoje existe a Avenida Dom Hélder Câmara,antiga Avenida Suburbana.

No Largo de Pilares, como ainda é hoje denominado, havia o entroncamento de três vias muito importantes para o escoamento das mercadorias vindas de Minas Gerais, de São Paulo e do interior da cidade(como Jacarepaguá): eram a Estrada Real de Santa Cruz(atual Avenida Dom Hélder Câmara), Estrada da Praia de Inhaúma (hoje Rua Alvaro de Miranda) e Estrada Nova da Pavuna (Av. João Ribeiro), que ia até o porto da Pavuna. Esta estrada era um novo caminho para Pavuna, mas ia pelo interior, enquanto a Estrada Velha da Pavuna seguia mais perto da linha dos portos. Ainda hoje há marcos: na rua Otacílio Nunes há o Estabulo Santa Cecilia.

Na década de 50 o bairro tinha um forte comércio, trazendo para lá pessoas de outras regiões da cidade. Existia grandes indústrias e um grande comércio no lugar, com isso surgiu a associação chamada CCIP Centro Comercial e Industria de Pilares, que hoje se tornou um clube. Pilares também tem uma estação de trem que vai de Belford Roxo a Central (centro) e diversas linhas de ônibus. {matheus fortes moreira} o futuramente produtor de jogos de lá tem uma vida de clase baixa alta

Dados

Pilares faz parte da XIII Região administrativa (Méier) da cidade do Rio de Janeiro.

Bairros integrantes da região administrativa são: Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos.

Ligações externas

Referências