Kochi (prefeitura): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Takeshi-br (discussão | contribs)
Desfeita a edição 27699843 de 201.42.205.4 (discussão | contribs)
AvocatoBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: ilo:Prepektura ti Kōchi
Linha 160: Linha 160:
[[hak:Kô-tî-yen]]
[[hak:Kô-tî-yen]]
[[id:Prefektur Kochi]]
[[id:Prefektur Kochi]]
[[ilo:Prepektura ti Kōchi]]
[[it:Prefettura di Kōchi]]
[[it:Prefettura di Kōchi]]
[[ja:高知県]]
[[ja:高知県]]

Revisão das 22h48min de 13 de abril de 2012

Este artigo é sobre a província japonesa. Sobre a cidade capital desta província, veja Kochi (cidade).

Prefeitura de Kochi
(高知県 Kōchi-ken)
Mapa
Mapa do Japão com Kochi destacado
Informação
Capital Kochi (cidade)
Região Shikoku
Ilha Shikoku
Área 7 104,70 km² (14.º)
 - % água 0,2%
População (2000)
 - Total 813 980 (45.º)
 - Densidade populacional 115 hab/km²
Distritos 7
Municípios 53
ISO 3166-2 JP-39
Website www.pref.kochi.lg.
jp/english/
Símbolos
Flor Yamamomo (Myrica rubra)
Árvore Criptoméria (Cryptomeria japonica)
Ave Pitta nympha
Festival de Yosakoi, que acontece em agosto
Cabo de Ashizurimisaki
Castelo de Kochi

Kochi (japonês: 高知県; Kōchi-ken) é uma província localizada no litoral sul da ilha de Shikoku, Japão. Tem como capital a cidade de Kochi.

História

Antes da Restauração Meiji, Kochi era conhecido como a Província de Tosa. Foi um antigo feudo das famílias Chosokabe e Yamanouchi. Em 1871, os feudos são abolidos e a antiga província de Tosa passa a ser conhecida como província de Kochi.

Geografia

Kochi compreende a parte sul da ilha de Shikoku, de frente para o Oceano Pacífico. Possui o maior território e é a menos populosa das quatro províncias da ilha. A maior parte da província, 89% de seu território, é montanhosa, muito maior o que a média nacional, e 54%. Apenas em algumas áreas, como ao redor da cidade de Kochi e Nakamura, há uma planície costeira. Na área geológica onde se localiza Shimanto, há abundância de rochas sedimentares, o que torna os deslizamentos de terra frequentes.

Kochi é famosa por possuir alguns dos rios mais limpos do país, como os de Shimanto e o Yasudagawa. Existem muitos grandes rios como o de Shimanto, que corre na parte ocidental da província e desce do Monte Ishizuchi até a Baía de Tosa[1], e o de Yoshino, que vem de fora da província e vai em direção a Tokushima. Ultimamente, a prática de rafting vem aumentando.

Dificilmente Kochi enfrenta problemas de falta de água, sendo que os problemas com inundações são antigos.

A província é banhada pela corrente marinha de Kuroshio, que traz cardumes de peixes, auxiliando na economia pesqueira local. Ela traz água quente para o mar da província, o que torna o clima da região quente e úmido, com um nível de precipitação anual dos mais altos do país, perdendo apenas para Okinawa.[2] Nas mãnhas do inverno, é possível observar vapor saindo da superfície do mar. Como se trata de uma região muito chuvosa, a ocorrência de tufões é grande. Considerando dados desde 1951, Kochi é a segunda província em números de tufões, perdendo apenas para Kagoshima. Ashizurimizaki e Murotomizaki são famosos pelos fortes ventos que sopram nessas regiões.

Na província, localizam-se muitos pontos turísticos naturais, como os cabos de Murotomisaki, Ashizurimisaki e a caverna de Ryugado.[3] Inamura-yama, em Tosa-cho, é o pico mais alto da Província de Kochi, com uma altitude de 1.506 metros acima do nível do mar.

Apesar do recente aumento das importações e da produção de províncias como Tokushima e Miyazaki, o pimentão, a berinjela e o tomate cultivados em Kochi são famosos, sendo usados por retaurantes de alto nível em metrópoles como Tóquio. No litoral da região central da província, é possível observar muitas estufas de cultivo de vegetais.

Apesar de Kochi ter uma forte imagem de província costeira, entre a capital Kochi até a cidade de Konan e a parte sul da vila de Tosayamada, na cidade de Kagami, e em torno das planícies da cidade Shimanto, a maior parte do relevo é montanhoso, alcançando até a região costeira.


Cidades

Onze cidades se localizam na Província de Kochi:

Distritos

Esses são os distritos da Província de Kochi e suas respectivas vilas:

Economia

Demografia

Cultura

Turismo

Seus principais pontos turísticos são o Castelo de Kochi, a ponte conhecida como Harimayabashi e a praia de Katsurahama.

Esportes

Os seguintes times são sediados em Kochi:

Beisebol

Futebol

Símbolos provinciais

Referências

  1. Fundação Shimanto (em japonês)
  2. Cynthia Clayton Ochterbeck, ed. (2009). Michelin Travel Guide Japan. [S.l.]: Michelin Apa Publications. 344 páginas. ISBN 9781906261948 
  3. Site da Província de Kochi em inglês

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Kochi (prefeitura)
  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Kochi. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.