Alexandre Schaffman: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Townsaiso (discussão | contribs)
Linha 14: Linha 14:


== Biografia ==
== Biografia ==
Alexandre Schaffman nasceu na Ucrania em 25 de setembro de 1900, quando a Ucrânia ainda fazia parte da Rússia, e faleceu em São Paulo, em 1992. Foi maestro, mas se destacou como violinista no Quarteto Haydn, quarteto de cordas do Municipal da cidade de São Paulo, criado por Mario de Andrade e considerado um dos mais ilustres grupos de câmara da América Latina <ref>[http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/teatromunicipal/corpos_artisticos/index.php?p=1043]</ref>. Schaffman permaneceu no quarteto em sua formação mais duradoura, que se estendeu por quarenta anos e foi retratada no documentário "Variações sobre um Quarteto de Cordas", de Ugo Giorgetti <ref>[http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u49817.shtml]</ref>.
Alexandre Schaffman nasceu na Ucrânia em 25 de setembro de 1900, quando o país ainda fazia parte da Rússia, e faleceu em São Paulo, em 1992. Foi maestro, mas se destacou como violinista no Quarteto Haydn, posteriormente denominado Quarteto de Cordas Municipal, criado por Mario de Andrade e considerado um dos mais ilustres grupos de câmara da América Latina <ref>[http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/teatromunicipal/corpos_artisticos/index.php?p=1043]</ref>. Schaffman permaneceu no quarteto em sua formação mais duradoura, que se estendeu por trinta e sete anos e foi retratada no documentário "Variações sobre um Quarteto de Cordas", de Ugo Giorgetti <ref>[http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u49817.shtml]</ref>.


Era o filho mais novo de uma família judaica de quatro filhos. Como era comum naquela época nas famílias judaicas, aprendeu um instrumento, o violino, que se tornou seu instrumento de profissão. Tendo nascido em Sebastopol, dirigiu-se para Odessa, onde viveu com sua mãe até a revolução russa de 1917.
Era o filho mais novo de uma família judaica de quatro filhos. Como era comum naquela época nas famílias judaicas, aprendeu um instrumento, o violino, que se tornou seu instrumento de profissão. Tendo nascido em Sebastopol, dirigiu-se para Odessa, onde viveu com sua mãe até a revolução russa de 1917.
Já em Constantinopla, ganhou a vida como violinista em restaurantes. Foi em seguida para os Estados Unidos e finalmente para o Brasil, em São Paulo, onde viveu até o fim da vida. Foi casado com Rosália Abramovich, sua prima de segundo grau, com quem teve duas filhas, Elisa e Eugênia.

Já em Constantinopla, ganhou a vida como violinista em restaurantes. Foi em seguida para os Estados Unidos e finalmente para o Brasil, em São Paulo, onde viveu até o fim da vida.

Foi casado com Rosália Abramovich, sua prima de segundo grau, com quem teve duas filhas, Elisa e Eugênia.


=== Trabalho como músico ===
=== Trabalho como músico ===
Sua vida profissional como músico se confunde com o Quarteto de Cordas Municipal de São Paulo. O Quarteto foi formado em 1944 por Mario de Andrade, que era então o diretor do Departamento de Cultura, atual Secretaria Municipal da Cultura. O quarteto manteve a formação inicial até que o governo de Paulo Maluf, decidiu não dar mais continuidade àquela formação, substituindo-os por músicos mais novos. A formação durou 37 anos e se constituía de Gino Alfonsi (primeiro violino), Alexandre Schaffman (segundo violino), Johannes Olsner, (viola), Calixto Corazza (violoncelo) <ref>[http://www.claudiosantoro.art.br/San_Eng/5.html]</ref>.
Sua vida profissional como músico se confunde com o Quarteto de Cordas Municipal. O Quarteto foi formado em 1944 por Mario de Andrade, que era então o diretor do Departamento de Cultura, atual Secretaria Municipal da Cultura. O quarteto manteve a formação inicial até que o governo de Paulo Maluf, decidiu não dar mais continuidade àquela formação, substituindo-os por músicos mais novos. A formação durou 37 anos e se constituía de Gino Alfonsi (primeiro violino), Alexandre Schaffman (segundo violino), Johannes Olsner, (viola), Calixto Corazza (violoncelo) <ref>[http://www.claudiosantoro.art.br/San_Eng/5.html]</ref>.


Ao longo de sua carreira como músico do quarteto, fez inúmeras adaptações de obras para concerto, dentre elas a transcrição para quarteto de algumas obras de Beethoven, que originariamente haviam sido compostas para outras formações.
Ao longo de sua carreira como músico do quarteto, fez inúmeras adaptações de obras para concerto, dentre elas, a transcrição para quarteto de algumas obras de Beethoven, que originariamente haviam sido compostas para outras formações.


Executou com o quarteto obras de compositores brasileiros, dentre eles Villa Lobos, Claudio Santoro,e Ascendino Teodoro Nogueira <ref>[http://www.claudiosantoro.art.br/San_Eng/5.html]</ref>.
Executou com o quarteto muitas obras de compositores brasileiros, dentre eles Villa Lobos, Claudio Santoro,e Ascendino Teodoro Nogueira <ref>[http://www.claudiosantoro.art.br/San_Eng/5.html]</ref>.


Em entrevista ao maestro Júlio Medaglia, realizada na Rádio Cultura no ano de 1989, Alexandre Schaffman declarou que o
Em entrevista ao maestro Júlio Medaglia, realizada na Rádio Cultura no ano de 1989, Alexandre Schaffman declarou que o

Revisão das 09h08min de 16 de abril de 2012

Alexandre Schaffman
Nascimento 25 de Setembro de 1900
Sebastopol-Ucrania
Morte dezembro de 1992
São Paulo
Nacionalidade Russo
Ocupação maestro e violinista música erudita

Alexandre Schaffman (Sebastopol, 25 de setembro de 1900São Paulo, dezembro de 1992) foi um violinista ucraniano e executante de música erudita.

Biografia

Alexandre Schaffman nasceu na Ucrânia em 25 de setembro de 1900, quando o país ainda fazia parte da Rússia, e faleceu em São Paulo, em 1992. Foi maestro, mas se destacou como violinista no Quarteto Haydn, posteriormente denominado Quarteto de Cordas Municipal, criado por Mario de Andrade e considerado um dos mais ilustres grupos de câmara da América Latina [1]. Schaffman permaneceu no quarteto em sua formação mais duradoura, que se estendeu por trinta e sete anos e foi retratada no documentário "Variações sobre um Quarteto de Cordas", de Ugo Giorgetti [2].

Era o filho mais novo de uma família judaica de quatro filhos. Como era comum naquela época nas famílias judaicas, aprendeu um instrumento, o violino, que se tornou seu instrumento de profissão. Tendo nascido em Sebastopol, dirigiu-se para Odessa, onde viveu com sua mãe até a revolução russa de 1917. Já em Constantinopla, ganhou a vida como violinista em restaurantes. Foi em seguida para os Estados Unidos e finalmente para o Brasil, em São Paulo, onde viveu até o fim da vida. Foi casado com Rosália Abramovich, sua prima de segundo grau, com quem teve duas filhas, Elisa e Eugênia.

Trabalho como músico

Sua vida profissional como músico se confunde com o Quarteto de Cordas Municipal. O Quarteto foi formado em 1944 por Mario de Andrade, que era então o diretor do Departamento de Cultura, atual Secretaria Municipal da Cultura. O quarteto manteve a formação inicial até que o governo de Paulo Maluf, decidiu não dar mais continuidade àquela formação, substituindo-os por músicos mais novos. A formação durou 37 anos e se constituía de Gino Alfonsi (primeiro violino), Alexandre Schaffman (segundo violino), Johannes Olsner, (viola), Calixto Corazza (violoncelo) [3].

Ao longo de sua carreira como músico do quarteto, fez inúmeras adaptações de obras para concerto, dentre elas, a transcrição para quarteto de algumas obras de Beethoven, que originariamente haviam sido compostas para outras formações.

Executou com o quarteto muitas obras de compositores brasileiros, dentre eles Villa Lobos, Claudio Santoro,e Ascendino Teodoro Nogueira [4].

Em entrevista ao maestro Júlio Medaglia, realizada na Rádio Cultura no ano de 1989, Alexandre Schaffman declarou que o 13° Quarteto de Villa-Lobos foi dedicado ao Quarteto de Cordas Municipal [5].



Referências

Programa Radio Cultura - Pentegrama década de 1990 - Maestro Julio Medaglia Kobayashi, A. L. - A Escola de Composição de Camargo Guarnieri - Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP, 2009]