Zahi Hawass: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: hr:Zahi Hawass
Linha 27: Linha 27:
|notas =
|notas =
}}
}}
'''Zahi Hawass''' (em [[Língua árabe|árabe]]: زاهي حواس; [[Damietta]], [[28 de Maio]] de [[1947]]) é um [[Arqueologia|arqueólogo]] e [[Egiptologia|egiptólogo]] [[Egipto|egípcio]]. Nos últimos anos adquiriu grande popularidade junto do grande público graças às suas participações em inúmeros documentários que abordam a [[civilização]] do [[Antigo Egipto]]. Em [[2006]] foi nomeado pela revista "[[TIME]]" com uma das cem pessoas mais influentes do planeta.
'''Zahi Hawass''' (em [[Língua árabe|árabe]]: زاهي حواس; [[Damietta]], [[28 de Maio]] de [[1947]]) é um [[Arqueologia|arqueólogo]] e [[Egiptologia|egiptólogo]] [[Egipto|egípcio]]. Nos últimos anos adquiriu grande popularidade mundial graças às suas participações em inúmeros documentários que abordam a [[civilização]] do [[Antigo Egipto]]. Em [[2006]] foi nomeado pela revista "[[TIME]]" como uma das cem pessoas mais influentes do planeta.


Desde [[2002]] desempenha o cargo de secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto. Entre os seus projectos actuais encontram-se a abertura de novos [[museu]]s no Egipto, bem como a restauração das [[Pirâmides de Gizé|pirâmides de Giza]].
Desde [[2002]] desempenha o cargo de secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto. Entre os seus projetos atuais encontram-se a abertura de novos [[museu]]s no Egito, bem como a restauração das [[Pirâmides de Gizé|pirâmides de Gizé]].


De origens familiares humildes, o seu pai era um agricultor. Formou-se em Arqueologia Grega e Romana em [[1967]] em [[Alexandria]]. Fez estudos de pós-graduação na Universidade da Pensilvânia em [[Filadélfia]], na área da Egiptologia e Arqueologia sírio-palestiniana, tendo obtido o grau de mestre em [[1983]]. Em [[1987]] doutorou-se em Egiptologia na mesma universidade.
Advindo de família humilde, o seu pai era agricultor. Formou-se em Arqueologia Grega e Romana no ano de [[1967]] em [[Alexandria]]. Fez estudos de pós-graduação na Universidade da Pensilvânia na [[Filadélfia]] - Estados Unidos, na área da Egiptologia e Arqueologia sírio-palestiniana, tendo obtido o grau de mestre em [[1983]]. Em [[1987]] doutorou-se em Egiptologia na mesma universidade.


Entre 1987 e 1997 foi director do complexo de pirâmides de Giza e Sakara.
Entre 1987 e 1997 foi diretor do complexo de pirâmides de Gizé e Sakara.


Personalidade não alheia à polémica, tem pedido o regresso de antiguidades egípcias ao seu país, como o famoso busto da rainha [[Nefertiti]], actualmente em [[Berlim]], ou a [[Pedra de Roseta]], que se encontra no Museu Britânico em [[Londres]].
Personalidade não alheia à polémica, tem pedido o regresso de antiguidades egípcias ao seu país, como o famoso busto da rainha [[Nefertiti]], actualmente em [[Berlim]], ou a [[Pedra de Roseta]], que se encontra no Museu Britânico em [[Londres]].

Revisão das 11h57min de 9 de maio de 2012

Zahi Hawass
Zahi Hawass
Nascimento 28 de maio de 1947 (76 anos)
Damietta
Nacionalidade Egito Egípcio
Alma mater Universidade da Pensilvânia, Universidade do Cairo, Universidade de Alexandria
Campo(s) Arqueologia

Zahi Hawass (em árabe: زاهي حواس; Damietta, 28 de Maio de 1947) é um arqueólogo e egiptólogo egípcio. Nos últimos anos adquiriu grande popularidade mundial graças às suas participações em inúmeros documentários que abordam a civilização do Antigo Egipto. Em 2006 foi nomeado pela revista "TIME" como uma das cem pessoas mais influentes do planeta.

Desde 2002 desempenha o cargo de secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto. Entre os seus projetos atuais encontram-se a abertura de novos museus no Egito, bem como a restauração das pirâmides de Gizé.

Advindo de família humilde, o seu pai era agricultor. Formou-se em Arqueologia Grega e Romana no ano de 1967 em Alexandria. Fez estudos de pós-graduação na Universidade da Pensilvânia na Filadélfia - Estados Unidos, na área da Egiptologia e Arqueologia sírio-palestiniana, tendo obtido o grau de mestre em 1983. Em 1987 doutorou-se em Egiptologia na mesma universidade.

Entre 1987 e 1997 foi diretor do complexo de pirâmides de Gizé e Sakara.

Personalidade não alheia à polémica, tem pedido o regresso de antiguidades egípcias ao seu país, como o famoso busto da rainha Nefertiti, actualmente em Berlim, ou a Pedra de Roseta, que se encontra no Museu Britânico em Londres.

É um opositor de teorias que afirmam que as pirâmides teriam sido construídas por extraterrestres, tendo criado um neologismo para designar os adeptos de tais ideias: "pirâmidiotas".

Livros

Ligações externas


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.