Divisões administrativas de Myanmar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
recat e ajustes utilizando AWB
RedBot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A modificar: pl:Podział administracyjny Mjanmy
Linha 73: Linha 73:
[[mk:Административна поделба на Мјанмар]]
[[mk:Административна поделба на Мјанмар]]
[[nl:Staten en divisies van Myanmar]]
[[nl:Staten en divisies van Myanmar]]
[[pl:Podział administracyjny Birmy]]
[[pl:Podział administracyjny Mjanmy]]
[[ru:Административное деление Мьянмы]]
[[ru:Административное деление Мьянмы]]
[[sco:Admeenistrative diveesions o Burma]]
[[sco:Admeenistrative diveesions o Burma]]

Revisão das 11h54min de 15 de junho de 2012

Parte da série sobre
Política de Myanmar
Constituição
Portal de Myanmar

Birmânia (também conhecida como Myanmar) é dividida em 14 divisões administrativas, que incluem 7 estados (pyi-ne) e 7 divisões (tyne). Os nomes das divisões (exceto para Ayeyarwady (divisão) e Tanintharyi (divisão)) são também os nomes das capitais. Além disso, esses estados e divisões podem ser descritos como etnicamente divididos - divisões são Bamar dominante, enquanto os estados são minoria étnica dominante.

Ayeyarwady (divisão) tem a maior população e Yangon (divisão) é a mais densamente povoada. A menor população é no Estado de Kayah. Em termos de área de terra, Shan (estado) é o maior e Yangon (divisão) é o menor.

Os estados e divisões são divididas em distritos (kayaing), que por sua vez são divididos em townships que consistem em vilas, wards e aldeias.

Divisões administrativas

Estados (cinza)

Divisões (laranja)

História

Colonização britânica

Mapa com a divisão administrativa de Mianmar.

Em 1900, Birmânia foi uma província da Índia britânica, e foi dividido em duas subdivisões: Baixa Birmânia, cuja capital era Rangoon, e Alta Birmânia, cuja capital era Mandalay. Na Baixa Birmânia foram quatro divisões (Arakan, Irrawaddy, Pegu, Tenasserim). Alta Birmânia tinha 6 divisões (Meiktila, Minbu, Sagaing, Shan Estados Federados N. e Shan Estados Federados S.).

Em 10 de outubro de 1922, o estados Karenni de Bawlake, Kantarawaddy, e Kyebogyi tornou-se uma parte do Shan Estados Federados. Em1940, o nome da divisão Minbu foi alterado para Magwe, e a divisão Meiktila tornou-se parte do Distrito Mandalay.

Pós-independência

Em 1989, após o golpe de Estado pela junta militar, os nomes de muitas divisões na Birmânia foram alteradas em Inglês para refletir pronúncias birmanesas.

Ver também

Ligações externas