Alcácer Quibir: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: ru:Эль-Каср-эль-Кебир
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A modificar: ru:Эль-Ксар-эль-Кебир
Linha 34: Linha 34:
[[pl:Al-Kasr al-Kabir]]
[[pl:Al-Kasr al-Kabir]]
[[ro:Ksar-el-Kebir]]
[[ro:Ksar-el-Kebir]]
[[ru:Эль-Каср-эль-Кебир]]
[[ru:Эль-Ксар-эль-Кебир]]
[[sv:Ksar el-Kébir]]
[[sv:Ksar el-Kébir]]
[[zh:凱比爾堡]]
[[zh:凱比爾堡]]

Revisão das 10h18min de 9 de julho de 2012

Vista panorâmica de partes do castelo, c. 1900.

Alcácer-Quibir (em árabe, القصر الكبير, al-qasr al-kebir, «grande fortaleza») é uma cidade situada no Marrocos Setentrional, a Sudoeste de Arzila e de Larache.

História

Entre 1471 e 1550, período durante o qual Arzila pertenceu à Coroa de Portugal, Alcácer-Quibir constituiu a base principal dos ataques que os marroquinos desferiram contra esta praça e contra Tânger. Decidido a intervir em Marrocos, D. Sebastião quis aproveitar-se das divisões internas que assolavam a região para se apoderar da cidade. A expedição fora mal preparada e sucumbiu perante as forças marroquinas em 1578.

A morte de D. Sebastião sem herdeiro fez passar a coroa de Portugal para seu tio-avô, o cardeal D. Henrique e a morte deste último, em 1580, viria a ter como consequência a entrega do trono de Portugal a Filipe II de Espanha. Além do mais, o reino foi gravemente empobrecido pelos resgates que foi preciso pagar para reaver os cativos.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.