Inaiatulá Cã: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: uk:Інаятулла-хан
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A adicionar: sv:Inayatullah Shah
Linha 66: Linha 66:
[[ps:امير عنايت الله خان]]
[[ps:امير عنايت الله خان]]
[[ru:Инаятулла-хан]]
[[ru:Инаятулла-хан]]
[[sv:Inayatullah Shah]]
[[uk:Інаятулла-хан]]
[[uk:Інаятулла-хан]]

Revisão das 14h16min de 21 de julho de 2012

Inayatullah Khan
Rei do Afeganistão
Inaiatulá Cã
Foto de Inayatuallah Khan
Reinado 14 de Janeiro de 1929 17 de Janeiro de 1929
Rainha Khairiya
Antecessor(a) Amanullah Khan
Sucessor(a) Habibullah Kalakani
Nascimento 20 de Outubro de 1888
  Kabul
Morte 12 de Agosto de 1946
  Teerão, (Teerã)
Nome completo Inayatullah Khan Seraj
Dinastia Barakzai
Pai Habibullah Khan
Mãe Jamal Begum

Inayatullah Khan (20 out 1888 - 12 de agosto de 1946) foi rei do Afeganistão entre 14 de janeiro de 1929 e 17 de Janeiro de 1929.[1] Ele era o filho do rei afegão anterior, Habibullah Khan. Ele foi treinado na escola militar em Cabul. Jovem príncipe reformista, ele conduzirá durante o reinado de seu pai, os negócios da instrução pública. Seu pai irá conferir-lhe o título de "Moin Sultanato" (Assistente da realeza). Inayatullah teve um breve reinado que terminou com a sua abdicação.

Revolta

Em fevereiro de 1919, seu pai, Amir Habibullah Khan é assassinado. Imediatamente seu tio Nasrullah Khan auto-proclamou-se "Emir", por ele ser o legítimo herdeiro do trono. O jovem príncipe e seu irmão Hayatullah Khan reconhecem o novo soberano, porém Amanullah Khan, o terceiro filho do falecido emir se recusa a submeter-se e com o apoio dos notáveis da capital proclamou-se "Emir", devido que, Inayatullah Khan ao reconhecer como rei seu tio tinha perdido o direito à coroa. Mais uma vez, Inayatullah Khan e Hayatullah Khan vão fazer alianças, desta vez em favor do irmão mais novo. Inayatullah Khan renuncia a política e dedica-se a sua família e ao seu hobby de fotografia.

Em 1928, Amanullah Khan havia retornado da Europa e trouxe com ele grandes mudanças sociais e culturais. Este ato, bem como imagens de Soraya Tarzi , a rainha do Afeganistão, em trajes ocidentais perturbou a ultra-conservadora tribo Shinwari, a qual exigiu o banimento do rei e da rainha do Afeganistão. Em pouco tempo o país estava em guerra civil e Cabul estava cercada pelos tribos da FATA no sul e as milícias de Habibullah pelo norte.

Em janeiro de 1929, seu irmão Amanullah Khan decide abdicar em seu favor para evitar um banho de sangue. No meio da noite, em 14 de janeiro de 1929,[1] Amanullah Khan entregou o poder para seu irmão Inayatullah Khan Seraj e tentou fugir secretamente de Cabul para Kandahar. Ao saber da fuga, Habibullah Kalakani e seus seguidores perseguiram a Rolls Royce de Amanullah a cavalo, mas Amanullah conseguiu escapar. Apesar da popularidade de Inayatullah Khan entre os moderados, os rebeldes liderados por Habibullah Kalakani recusaram o novo emir e tomaram posse da capital.

Com o rei desaparecido, Habibullah Kalakani escreveu uma carta ao rei Inayatullah à render-se ou preparar-se para a guerra. A resposta de Inayatullah foi que ele nunca tinha procurado nem queria ser rei e concordava em abdicar e proclamar Habibullah Kalakani como rei em 18 de janeiro de 1929.[2] Inayatullah foi levado de avião para fora de Cabul pela Royal Air Force[3] após uma escala em Bombaim na Índia, ele vai para Teerã no Irã onde passa o resto de sua vida em exílio, ele faleceu no Irã em 12 de agosto de 1946. Mais tarde seu corpo foi repatriado e enterrado ao lado de seu pai em Jalalabad.

Ver também

Referências

Ligações externas e Notas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Inaiatulá Cã