Fortunio Garcês: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lucasbh11 (discussão | contribs)
m RafaAzevedo moveu Fortuna Garcês, Rei de Pamplona para seu redirecionamento Fortuna Garcês
(Sem diferenças)

Revisão das 14h55min de 30 de julho de 2012

Fortuna Garcês (Fortún Garcés) foi rei de Pamplona (882 a 905), último soberano da Dinastia Iñiga. Filho do rei Garcia Iñiguez e da rainha consorte Urraca de Aragão,[1] ficou conhecido como “o Monge”.

História

Em 860, durante a invasão de Pamplona por Mohamed I, foi capturado e feito refém dos muçulmanos, em Córdova, durante cerca de vinte anos. Entre 870 (morte de García Iñiguez) e 880, quando Fortún Garcés regressou, parece que governou como regente em Pamplona, García Jiménez, filho de Jimena García, da dinastia Jimena.

Durante o seu reinado sofreu várias expedições de castigo por parte dos exércitos de Córdova e dos seus aliados do vale do Ebro, os Banu Qasi, que tinham superado as controvérsias anteriores com Córdova, e actuavam novamente como verdadeiros convertidos do Islão.

Mais tarde acabou por estabelecer boas relações com Banu Qasi Lopo ibn Muhammad ou Lopo ibn Musa, casando-se com Oria (ou Auria) ibn Lopo ibn Musa, (n. c. 845), filha de Lopo ibn Musa.

O rei Afonso III das Astúrias e o Conde de Pallars, inimigos dos Banu Qasi, organizaram uma revolta que levou ao trono Sancho Garcés I, filho de Garcia Jiménez, que havia sido regente durante o cativeiro de Fortún.

Descendentes

Alguns historiadores afirmam que Fortun Garcés morreu no Mosteiro de Leyre em 906. Foi pai de cinco filhos:

  1. Iñigo Fortúnez.
  2. Aznar Fortún de Pamplona.
  3. Blasco Fortún de Pamplona.
  4. Lope Fortún de Pamplona.
  5. Oneca Fortúnez, nascida possivelmente em 847, que foi casada com o emir de Córdova Abd Allah, e foi mãe de Muhammad.[2]

Segundo o Dicionário Larousse, Oneca foi casada com o seu primo-irmão, Aznar Sánchez de Larraún, tendo desse matrimónio nascido Toda Aznarez, que foi a esposa de Sancho Garcés I.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.