Brígida da Irlanda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 44: Linha 44:


== Morte ==
== Morte ==
Ela morreu em Kildare em torno de [[525]] e foi enterrada em um túmulo na igreja de sua [[abadia]]. Depois de algum tempo ela foi transporta para Downpatrick com os resstos dos outros dois santos padroeiros da Irlanda, Patricio e Columba. Seu crânio foi extraído e levado à Igreja de São João Batista de Lisboa, Portugal, por três irlandeses nobres, onde permanece ate hoje. Há uma ampla devoção a ela na Irlanda, onde ela é conhecida como a "Maria do Gael" e seu culto foi trazido para a Europa pelos missionários irlandeses, nos séculos depois da sua morte. Na Bélgica, existe uma capela dedicada a Santa Brígida em [[Fosses-la-Ville]].
Ela morreu em Kildare em torno de [[525]] e foi enterrada em um túmulo na igreja de sua [[abadia]]. Depois de algum tempo ela foi transporta para Downpatrick com os resstos dos outros dois santos padroeiros da Irlanda, Patricio e Columba. Seu crânio foi extraído e levado à Igreja de [[São João Batista]] de [[Lisboa]], [[Portugal]], por três irlandeses nobres, onde permanece ate hoje. Há uma ampla devoção a ela na Irlanda, onde ela é conhecida como a "Maria do Gael" e seu culto foi trazido para a Europa pelos missionários irlandeses, nos séculos depois da sua morte. Na Bélgica, existe uma capela dedicada a Santa Brígida em [[Fosses-la-Ville]].


== A Cruz de Santa Brígida ==
== A Cruz de Santa Brígida ==

Revisão das 00h32min de 5 de agosto de 2012

Brígida da Irlanda
Brígida de Kildare
Brígida da Irlanda
Santa Brígida
Virgem e Abadessa
Nascimento 453
Morte 524 (71 anos)
Veneração por Igreja Católica,Igreja Ortodoxa,Igreja Anglicana
Festa litúrgica 1 de Fevereiro
Padroeira Bebês,gado,frango,agricultores,as crianças cujos pais não forem casados, Irlanda,Leinster,Irlanda,parteiras,recém-nascidos,freiras,poetas,avicultores,marinheiros, estudiosos
Portal dos Santos

Santa Brígida de Kildare ou Brígida da Irlanda (Brigit, Bridget, Bridgit, Bríd)ou até mesmo na Irlanda pode ser Naomh Bhríde (453 - 524) foi uma religiosa católica irlandesa, freira, abadessa, e fundadora de diversos conventos, que é venerado como santa. É considerada uma das santas padroeiras da Irlanda, juntamente com São Patrício e São Columba. Seu dia e festa é em 1 de fevereiro, o primeiro dia da primavera, que é tradicional na Irlanda.

Início da vida

Tal como acontece com muitos santos antigos a biografia de Brígida tem sido dificultada pela passagem do tempo. Muita mudança ocorreu dentro do corpo de informação que agora existe. Muitas vezes os limites entre a tradição oral e escrita se tornam difíceis de distinguir.

Segundo a tradição, ela nasceu em Faughart, Irlanda. Devido à lendária qualidade dos primeiros contos de sua vida, não há muita discussão entre muitos estudiosos e mesmo fiéis cristãos quanto à autenticidade de suas biografias. Segundo elas seus pais eram Dubhthach, um pagão de Leinster, e Brocca, uma cristã de Pictos que havia sido batizada por São Patrício. Alguns contos de sua vida sugerem que a mãe de Brígida foi, de fato, galaico-sueva, raptada por piratas irlandeses e levada para a Irlanda para trabalhar como escrava da mesma maneira que Patricío. Brígida recebeu o mesmo nome de uma das mais poderosas deusas da religião pagã, que o seu pai Dubhthach praticava; Brígida era a deusa do fogo, cujas manifestações foram música, artesanato, e poesia, que os irlandeses consideravam a chama do conhecimento.

Santidade

Ela foi convertida como cristã ou 468, mas ela foi inspirada pela pregação de São Patrício desde a mais tenra idade. Apesar da oposição do seu pai, ela era determinada a entrar na vida religiosa. Várias testemunhos atestam a sua grande piedade.

Imagem de Santa Brígida da Irlanda

Ela tinha um coração generoso e nunca poderia recusar nada a um pobre, que vinha para a porta do pai.Sua caridade irritava seu pai: ele pensava que ela estava a ser demasiadamente generosa para os pobres e necessitados, quando ela distribuía seu leite e farinha para todos.

Quando ela finalmente deu sua jóia a um leproso, Dubhthach percebeu que talvez, fosse o mais adequado para sua filha a vida de uma freira. Brígida finalmente obteve o seu desejo ela foi enviada para um convento.Brigid recebeu o véu de Santo Mel e professou votos a dedicar sua vida a Cristo. A partir deste ponto surgiram histórias e lendas sobre Brigid. Ela é creditada por ter fundado um convento em Clara,no Condado de Offaly sua primeira fundaçâo. Mas era para ser em Kildare que o seu principal alicerce iria surgir.

Cerca de 470 ela fundou a Abadia Kildare, uma duplo mosteiro, com freiras e monges. Brigid era famosa por seu senso comum e acima de tudo pela sua santidade: na sua vida, ela era considerada como um santa. A Abadia de Kildare tornou-se uma dos mais prestigiados mosteiros da Irlanda, famoso em toda a Europa cristã.

Morte

Ela morreu em Kildare em torno de 525 e foi enterrada em um túmulo na igreja de sua abadia. Depois de algum tempo ela foi transporta para Downpatrick com os resstos dos outros dois santos padroeiros da Irlanda, Patricio e Columba. Seu crânio foi extraído e levado à Igreja de São João Batista de Lisboa, Portugal, por três irlandeses nobres, onde permanece ate hoje. Há uma ampla devoção a ela na Irlanda, onde ela é conhecida como a "Maria do Gael" e seu culto foi trazido para a Europa pelos missionários irlandeses, nos séculos depois da sua morte. Na Bélgica, existe uma capela dedicada a Santa Brígida em Fosses-la-Ville.

A Cruz de Santa Brígida

A Cruz de Santa Brígida

A lenda conta que ela fez a cruz e colocou-a no chão ao lado de um homem à morrer, a fim de convertê-lo. É interessante notar que essa lenda não aparece em nenhuma das fontes mais antigas e até hoje sua origem continua perdida na tradição oral.A cruz continua sendo costume em muitas casas, na Irlanda em honra a santa.

A cruz assume muitas formas e é tecnicamente classificada pelos especialistas como um ofício do povo embora as tecnologias utilizadas. Segundo a tradição uma nova cruz é feita cada dia de Santa Brígida(1 de Fevereiro), bem como as antigas são queimada.Alguns acreditam que manter uma cruz no teto é uma boa maneira de preservar a casa de incêndios, que foi sempre uma grande ameaça a casas com construção com madeira.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Brígida da Irlanda