Bajío: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Tatianadms (discussão | contribs)
Tatianadms (discussão | contribs)
Linha 54: Linha 54:
* Estado de [[Querétaro (estado)|Querétaro]]
* Estado de [[Querétaro (estado)|Querétaro]]
** [[Santiago de Querétaro|Querétaro]]
** [[Santiago de Querétaro|Querétaro]]
** [[San Juan del Río]]


== Ver também ==
== Ver também ==

Revisão das 01h29min de 8 de agosto de 2012

Paisagem do bajío mexicano

O Bajío (em português terras baixas') é uma região do México central que inclui as planícies a sul a da Sierra de Guanajuato no estado de Guanajuato, bem como partes dos estados de Querétaro (o Vale de Querétaro) e Michoacán (em particular a zona em redor de Zamora de Hidalgo).

Na linguagem popular o termo é geralmente associado aos estados de Guanajuato e Querétaro, apesar de ser apenas uma parte destes. Caracteriza-se pela existência de uma agricultura intensiva e bastante mecanizada, com uma precipitação anual da ordem dos 700 mm (uma das mais elevadas do México). Durante a época colonial, esta região era conhecida como o celeiro da nação.

O bajío é também conhecido por ser um dos bastiões católicos mais conservadores do México e por ter sido nesta região que em Abril de 1915, Álvaro Obregón travou várias batalhas decisivas contra Pancho Villa, que perdeu em junho de fora da cidade de Celaya.

Nome

O Rio Lerma é a principal corrente de água a região, a população se encarregou de drenar uma série de lagos que estavam na área e para escavar o canal, e deu lugar a um vale único que conecta o rio.

Esta região é assim chamada porque seus vales, planícies e colinas estão em um nível acima do nível médio do mar, e mais baixo em relação às regiões que limitam, sua altitude varia entre 1600 e 1800 metros acima do nível médio do mar.

Geografia

Estados que compõem o Bajio são: Guanajuato, Michoacán e Querétaro.

Os territórios ao redor do formulário Bajío forma uma barreira natural de montanhas localizada ao oeste, no planalto de Jalisco, no norte na Sierra Gorda de Guanajuato, a leste das montanhas de Queretaro e os neo-cordilheira vulcânica em Michoacán ao sul.

Concentrações urbanas

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.