Reino Iquíxida: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 12: Linha 12:


[[Categoria:História do Egito]]
[[Categoria:História do Egito]]
[[Categoria:Dinastias islâmicas]]
[[Categoria:Dinastias muçulmanas]]


[[ar:إخشيديون]]
[[ar:إخشيديون]]

Revisão das 23h44min de 24 de agosto de 2012

Os Ikhchídidas foram uma dinastia islâmica de origem turca que governou o Egipto e a Síria entre 935 e 969.

História

A dinastia foi fundada por Muhammad bin Tughj Al-Ikhshid, nomeado como governador do Egipto em 935 pelo Califado Abássida, com a missão de defender as fronteiras ocidentais deste território, ameaçadas pelo crescimento do poder dos fatímidas no Norte de África. Em 937, Ibn Tughj recebeu do califa ar-Radi o título de ikhshid (o que significa "governador"), sendo daqui que deriva o nome atribuído à dinastia.

Ibn Tughj faleceu em 946, tendo sido sucedido pelo seu filho Unujur. Porém, quem na realidade exercia o poder era o vizir Abu al-Misk Kafur, um antigo escravo de origem núbia. A morte de Unujur, em 961, e a sua sucessão pelo seu irmão Ali, em nada alteraria o poder do vizir. Kafur conseguiu repelir as tentativas de invasão dos fatímidas e hamdanidas, tendo patrocinado o desenvolvimento das artes.

A dinastia ikhchídida terminou em 969, com a conquista fatímida do Egipto, facilitada pela fome e peste e pela morte de Kafur em 968. Nesse ano o último soberano da dinastia, Abu al-Fawaris Ahmad (neto do fundador), foi deposto.

Bibliografia