Atrax robustus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MerlIwBot (discussão | contribs)
m Robô: A adicionar: pl:Atraks
Linha 36: Linha 36:
[[ja:シドニージョウゴグモ]]
[[ja:シドニージョウゴグモ]]
[[nl:Australische tunnelspin]]
[[nl:Australische tunnelspin]]
[[pl:Atraks]]
[[simple:Sydney funnel-web spider]]
[[simple:Sydney funnel-web spider]]
[[sl:Atrax robustus]]
[[sl:Atrax robustus]]

Revisão das 06h30min de 27 de agosto de 2012

Como ler uma infocaixa de taxonomiaAranha-teia-de-funil

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Mygalomorphae
Família: Hexathelidae
Género: Atrax
Nome binomial
Atrax robustus
Simon, 1892
Distribuição geográfica

Considerada a aranha mais venenosa do mundo, a aranha-teia-de-funil (Atrax robustus) é um aracnídeo nativo do continente australiano. Apresenta ferrões medindo aproximadamente 1,5 cm de comprimento e é dotada de um veneno extremamente tóxico para os humanos. Curiosamente, cães são imunes ao veneno da aranha-teia-de-funil.

O veneno da fêmea é 6 vezes mais letal para os humanos que o veneno do macho da mesma espécie, felizmente é muito raro as fêmeas saírem dos seus esconderijos e circularem, os machos circulam com mais frequência quando procuram as fêmeas e, por vezes, é complicado as pessoas aperceberem-se da sua presença, pois podem esconder-se dentro de sapatos e esconderijos semelhantes.

Quando penetra na corrente sanguínea, o veneno pode ocasionar um infarto, porém, a mesma é considerada apenas uma das aranhas mais perigosas do mundo. Em casos confirmados de morte, desde que criaram o soro para o seu veneno, em 1980, nunca houve incidência de óbitos. Para efeito de comparação, a brasileira Phoneutria sp. é tida como mais perigosa para o homem.

Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.