Seixezelo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: kk:Сейшезелу
Linha 62: Linha 62:
[[en:Seixezelo]]
[[en:Seixezelo]]
[[es:Seixezelo]]
[[es:Seixezelo]]
[[kk:Сейшезелу]]
[[nl:Seixezelo]]
[[nl:Seixezelo]]
[[ru:Сейшезелу]]
[[ru:Сейшезелу]]

Revisão das 06h43min de 1 de setembro de 2012

Portugal Portugal Seixezelo 
  Freguesia  
Gentílico Seixezelenses
Localização
Localização no município de Vila Nova de Gaia
Localização no município de Vila Nova de Gaia
Localização no município de Vila Nova de Gaia
Seixezelo está localizado em: Portugal Continental
Seixezelo
Localização de Seixezelo em Portugal
Coordenadas 41° 01' 58" N 8° 33' 04" O
Município Vila Nova de Gaia
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 1,61 km²
População total (2011) 1 712 hab.
Densidade 1 063,4 hab./km²
Código postal 4415-937 SEIXEZELO
Outras informações
Orago Santa Marinha de Seixezelo
(18 Julho)
Sítio www.jfseixezelo.pt

Seixezelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 1,61 km² de área e 1 712 habitantes (2011). Densidade: 1 063,4 hab/km².

Santa Marinha de Seixezelo faz parte do concelho de Vila Nova de Gaia, da região pastoral do Porto Aro-sul, da Segunda Vigaria de Vila Nova Gaia, da Diocese, do Distrito do Porto, distando da sede do concelho cerca de 12 km. Esta freguesia fica na zona sul do território concelhio. É limitada a Norte, pelas freguesias de Pedroso e de Sermonde, a nascente, pela freguesia de Olival, a Sul e poente, pela freguesia de Grijó e a Sul e a nascente, por Argoncilhe.

É constituida pelos seguintes lugares: Além do Río, Azenha, Banda de Além, Belavista, Cabeços, Cal, Cidral, Corgas, Curral, Feiteiras, Fragosos, Gândaras, Igreja, Lavouras, Nogueira, Padrão, Pinheiro Manso, Rendeiro, Rodelo, Serrado, Soutinho, Vendas e Vessada.

História

A Freguesia de Santa Marinha de Seixezelo, foi parte integrante do Couto de Pedroso, depois do Couto de Avintes e foi Honra do rico-homem D. GIl Vasques.

É referida nas Inquirições de D. Dinis como Sancta Marynha de Seixazello e nas Constituições Sinodais do Bispado do Porto aparece como Seixezello, é curado da apresentação do padroado real.

Só depois da guerra civil de 1832-1834 aparece como freguesia.

As ruas do Cidral e da Vessada conferem o carácter rústico e de outros tempos à zona e conduzem à Igreja Matriz.

A Igreja Matriz é um imponente edifício apesar da sobriedade das suas linhas: um arco de volta perfeita sobre a porta principal, a fachada é rematada por um tímpano triangular e encimada por uma cruz; a torre sineira rematada com uma cúpula curvejada, exuberância do traçado oitocentista.

No seu interior, uma imagem, de ingénuas linhas, de Santa Marinha, do Séc. XVI ou XVII, é a padroeira adoptada popularmente e atracção principal. O adro proporciona uma visão sobre os espaços rurais que vão subsistindo.

No Largo do Padrão, um cruzeiro granítico setecentista e uma casa de lavoura do tipo das muitas existentes, foi recuperada e convertida no novo Centro Social Manuel Pinto Sousa, revela-nos este cruzeiro, bem como as alminhas e oratórios existentes o carácter de outrora, a fé e a devoção do povo desta terra.

Em Seixezelo e mais exactamente no Parque das Corgas, existe a nascente do rio Febros (afluente do rio Douro).

Há algumas décadas atrás, Seixezelo era uma freguesia essencialmente rural e embora possua ainda no presente vastas zonas de terrenos agrícolas e área florestal, a edificação de industrias diversas e de um forte crescimento habitacional e populacional, transformaram ao longo dos últimos anos, o modo de vida dos seus habitantes.

Ficou conhecida como terra de cerejas, em tempos em que a exploração agrícola era a base económica.

Sendo uma das freguesias de menor área geográfica do Concelho de Vila Nova de Gaia têm todavia um elevado potencial quer a nível residencial, industrial e comercial.

Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.