Suíones: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: be-x-old:Свэі, nn:Svitjod
Linha 43: Linha 43:
[[Categoria:Suécia]]
[[Categoria:Suécia]]


[[be-x-old:Свэі]]
[[bg:Свеи]]
[[bg:Свеи]]
[[ca:Suions]]
[[ca:Suions]]
Linha 55: Linha 56:
[[ko:스베아족]]
[[ko:스베아족]]
[[nl:Svear]]
[[nl:Svear]]
[[nn:Svitjod]]
[[no:Svitjod]]
[[no:Svitjod]]
[[pl:Swionowie]]
[[pl:Swionowie]]

Revisão das 09h22min de 1 de setembro de 2012

Os Suiones [nota 1] (em sueco: svear;[1] em nórdico antigo: svíar; em anglo-saxão: Sweonas; em latim: Suiones, Suehans ou Sueones) foram uma antiga tribo germânica que vivia na Escandinávia. A sua base territorial estava principalmente situada na região histórica da Svealand - "Terra dos Sveas", em particular na província histórica da Uppland. Com a expansão dos domínios de seus reis, a terra dos Suiones começou por dar forma ao que hoje compreende o território o Reino da Suécia.


A Suécia no séc XII, antes da incorporação da Finlândia durante o séc XIII
  Suiones
  A ilha de Gotlândia
  A cultura Wielbark, no início do séc III
  A cultura Chernyakhov, no início do séc IV

Orígens históricas

Os Suiones habitavam a região de Svealand, no centro-sul da Suécia de hoje. Inicialmente, estavam confinados à Uppland, mas foram sucessivamente alargando a sua esfera a Västmanland, Södermanland, Gästrikland, Uppland e Närke. A tribo tinha como centros principais Gamla Uppsala, Helgö, Birka e Sigtuna. A pouco e pouco, a cidade de Uppsala tornou-se o centro político e religioso da Suécia durante a s Idade Média.[2] De acordo com fontes antigas, como sagas , especialmente Heimskringla , a primeira menção a este povo tem dos historiadores romanos, observando Tácito em sua Germania . Os Suiones eram uma tribo poderosa, cujos reis eram considerados descendentes do deus Frey . Durante a Idade Viking foram a base do Varangians ou Rus , que dariaa Rússia o nome.

Os reis Suiones são considerados os primeiros monarcas da Suécia, e os habitantes de Svealand gozavam de um estatuto de semi aristocracia dentro do reino, e não tinham que pagar tributo ao rei, exceto ovelhas e suprimentos aos soldados em tempos de guerra, ao contrário dos Geats e gotlandeses, que pagavam impostos. Estes privilégios foram obtidos pelos Suiones depois que eles derrotaram os Geats, durante a era Vendel, cujas descrições estam apontadas nas sagas e lendas, como no antigo Beowulf Inglês, que menciona as famosas batalhas de gelo e Bravalla, muito citadas na Danorum Gesta de Saxo Grammaticus. Este privilégio foi abolido após a Batalha de Sparrsätra, ocorrida em meados de século XIII, cuja reflexão refletia a contestada população de 'Geats ou góticos, por um lado, e Suiones ou suecos, por outro.

Ver também

Notas

  1. O nome Suiones equivale ao (em inglês) Swedes e (em sueco), (em neerlandês) e (em alemão) Svear

Referências

  1. Sverige, språkv. em Nordisk familjebok Consultado el 8 de mayo de 2011 (em castelhano)
  2. MELIN, Jan; JOHANSSON, Alf; HEDENBORG, Susanna (2006). «Järnåldern». Sveriges historia (em sueco). Estocolmo: Prisma. pp. 26–29. ISBN ISBN 91-518-4666-7 Verifique |isbn= (ajuda) 

Bibliografia

  • Larsson, Mats G (2002). Götarnas Riken: Upptäcktsfärder Till Sveriges Enande. Bokförlaget Atlantis AB ISBN 978-91-7486-641-4 (em alemão)
  • Jordanes, De origem actibusque Getarum
  • PT Setälä: Sampo Mistério (1932)
  • SKS: origem finlandesa de palavras (2000)
  • MELIN, Jan; JOHANSSON, Alf; HEDENBORG, Susanna (2006). «Järnåldern». Sveriges historia: koncentrerad uppslagsbok - fakta, årtal, kartor, tabeller (em sueco). Estocolmo: Prisma. ISBN ISBN 91-518-4666-7 Verifique |isbn= (ajuda) 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.