Voyager Golden Record: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Melhorart com fontes
Israelrocha (discussão | contribs)
Página marcada como parcial (usando FastButtons)
Linha 1: Linha 1:
{{parcial}}
{{mais-fontes|Este artigo|data=setembro de 2012}}
{{mais-fontes|Este artigo|data=setembro de 2012}}
[[Ficheiro:The_Sounds_of_Earth_-_GPN-2000-001976.jpg|thumb|right|O disco ''Voyager Golden Record''.]]
[[Ficheiro:The_Sounds_of_Earth_-_GPN-2000-001976.jpg|thumb|right|O disco ''Voyager Golden Record''.]]

Revisão das 23h15min de 5 de setembro de 2012

O disco Voyager Golden Record.
Capa do disco.

Os Disco de Ouro da Voyager (em inglês, Voyager Golden Record) são discos fonográficos que estão a bordo de ambas as naves Voyager. Eles contêm sons e imagens selecionados como amostra da diversidade de vida e culturas da Terra e são dirigidos a qualquer forma de vida extraterrestre (ou seres humanos do futuro distante) que os encontrem. Nenhuma das naves Voyager foi lançada em direção a uma estrela em particular, mas a Voyager 1 vai passar a 1,6 ano-luz de distância da estrela AC+79 3888 na Constelação de Ofiúco dentro de 40 000 anos.[1]

Como as sondas são extremamente pequenas comparadas à imensidão do espaço interestelar, muitos consideram improvável que elas sejam encontradas, mesmo que acidentalmente. Se forem encontradas por alguma espécie alienígena, isso só vai ocorrer num futuro muito distante. Portanto, os Discos de Ouro são mais um tipo de cápsula do tempo do que uma tentativa de comunicação com civilizações extraterrenas.[2]

Conteúdo

O conteúdo dos discos foi selecionado por um comitê da NASA chefiado por Carl Sagan, da Universidade Cornell. Sagan e seus colegas reuniram 115 imagens e vários sons naturais, como o registro sonoro de trovões, vento, ondas do mar, e cantos de pássaros e baleias. Além disso, foi incluída uma coletânea musical com obras de diferentes épocas e culturas. Também foram registradas saudações em 55 línguas e mensagens do então Presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter e do então Secretário Geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim.

Após ter recebido críticas sobre a nudez das figuras humanas na Placa da Pioneer, a NASA impediu que Sagan e sua equipe incluíssem entre as fotografias uma imagem com um homem e uma mulher nus. Em vez disso, apenas a silhueta de um casal foi gravada. As 115 imagens foram gravadas em forma analógica. A maioria do disco — projetado para ser tocado em 16⅔ RPM — foi usada para gravação de áudio.

Saudações

A primeira seção de áudio contém saudações faladas nas 55 línguas a seguir. Entre elas, há quatro dialetos chineses (marcados com **) e 10 línguas da Ásia Meridional (marcadas com #). A lista está em ordem alfabética de acordo com a língua portuguesa.

Sons

A seção seguinte é dedicada aos "sons da Terra", entre os quais:

Em código morse está registrada a mensagem latina per aspera ad astra ("até as estrelas, em meio às adversidades").

Música

A maioria das músicas é composta de canções folclóricas de diversos países. Há também música clássica, com obras de Bach, Beethoven, Stravinsky e Mozart. A música mais conhecida do disco é Johnny B. Goode, de Chuck Berry.

Sagan também queria incluir Here Comes the Sun, dos Beatles. Embora os Beatles tenham concordado, a gravadora EMI não deu sua autorização e a música não entrou na coletânea.

Materiais

O disco é feito de uma placa de cobre banhada a ouro. Uma amostra ultra pura do isótopo urânio-238 foi galvanizada na capa do disco. Como o urânio-238 tem uma meia vida de 4.5 bilhões de anos, a civilização que encontrar a Voyager poderá calcular a idade do disco.

Jornada

A Voyager 1 foi lançada em 1977, passou pela órbita de Plutão em 1990 e deixou o sistema solar (ao ultrapassar a Heliosfera) em novembro de 2004. Em maio de 2005, a Voyager 1 estava a 14 000 bilhões de km de distância do Sol, viajando a uma velocidade de 3,5 Unidades Astronômicas por ano (cerca de 61 000 km/h) enquanto a Voyager 2 estava a 10.5 bilhões de km, a uma velocidade de 3,13 Unidades Astronômicas por ano (aproximadamente 53.000 km/h).

Dentro de uns 40 000 anos, a Voyager 1 vai passar a 1,6 anos-luz da estrela AC+79 3888, na constelação de Ofiúco. Mais ou menos na mesma época, a Voyager 2 vai se aproximar da estrela Ross 248, na constelação de Andrômeda.

Referências

  1. «Voyager - Interstellar Mission». Jet Propulsion Laboratory (em inglês). NASA. Consultado em 5 de setembro de 2012 
  2. «Voyager - Golden Record» (em inglês). NASA. Consultado em 5 de setembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.