Wikipédia:Reversores: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Danilo.bot (discussão | contribs)
m modificação pedida na Coordenação robótica
MerlIwBot (discussão | contribs)
m Robô: A adicionar: sk:Wikipédia:Rollback
Linha 101: Linha 101:
[[pl:Wikipedia:Cofanie zmian]]
[[pl:Wikipedia:Cofanie zmian]]
[[simple:Wikipedia:Rollback feature]]
[[simple:Wikipedia:Rollback feature]]
[[sk:Wikipédia:Rollback]]
[[sr:Википедија:Враћање измена]]
[[sr:Википедија:Враћање измена]]
[[sv:Wikipedia:Tillbakarullning]]
[[sv:Wikipedia:Tillbakarullning]]

Revisão das 02h10min de 27 de setembro de 2012

A função de reversão (em inglês: rollback) é uma ferramenta disponível aos administradores e aos usuários com permissão de reversores (rollbacker), que possibilita reverter edições rapidamente, sejam elas edições próprias — autorreversões — ou edições de outros usuários.

Há atualmente 127 reversores, que, juntamente com os administradores, constituem um total de 178 usuários com esta permissão.

Uso da ferramenta

O botão de reversão visto do histórico de um artigo.
O botão de reversão visto de um diferencial de edições.
O botão de reversão visto da página de contribuições de um usuário.
Uma reversão bem sucedida.
Uma reversão mal sucedida.

O enlace para uso desta ferramenta pode ser encontrado no histórico de cada página, em um diferencial de edição, na lista de páginas vigiadas, nas mudanças recentes e na página de contribuições de um usuário. Para efetuar a reversão, basta clicar no botão [reverter].

Ao usar a função de reversão, gera-se um sumário automático: Revertidas edições por usuário X, para a última versão por usuário Y e a edição é marcada como edição menor. Ao utilizar a ferramenta, o usuário reverte todas as edições consecutivas do último usuário que editou a página.

Não se deve utilizar esta ferramenta para efetuar reversões de edições que não são claramente vandalismos ou spam; se for necessária uma explicação para que a reversão seja compreendida, então é preferível fazer um sumário de edição específico.

É importante não confundir esta ferramenta com a função desfazer e com as ferramentas manuais de reversão. Fazer uso destas últimas requer mais tempo e trabalho. Por outro lado, as reversões feitas com ajuda de scripts, como o Monobook-Suite e o Twinkle, são automatizações das reversões manuais, razão pela qual também necessitam de mais tempo para serem efetuadas.

Adicionalmente, a partir do dia 12 de abril de 2012 foi concedido o uso da ferramenta de bloqueio de usuários para uso exclusivo no combate aos vandalismos, em caráter experimental de teste até 10 de julho de 2012. O uso é permitido somente para bloqueio de IPs e contas não-confirmadas que realizaram vandalismo destrutivo, conforme item 1.7.3 da política de bloqueio, não podendo ser por um período superior a 24 horas.[1]

A função reverter está reservada para editores experientes na manutenção e guarda das mudanças recentes, já que, com somente um clique, permite reverter uma edição, e é exatamente por isso que deve ser usada com precaução.

Acesso e permissão de uso

Os editores que desejarem obter o estatuto deverão fazer uma solicitação em Wikipedia:Pedidos a administradores/Reversor. Uma vez feito, o pedido necessita do aval de um administrador, que analisará os argumentos apresentados e o perfil do usuário.

O estatuto só deverá ser concedido a usuários confiáveis, capazes de discernir as edições que representam vandalismo explícito daquelas em que se deve fazer um sumário de edição mais explicativo (sem o uso da ferramenta), que não tenham um histórico significativo de envolvimento em guerras de edições e aos quais a ferramenta seria útil, levando-se também em conta o seu desempenho nas tarefas usuais e manutenção da Wikipédia, tempo de contribuição, uso das ferramentas de reversões, entre outros critérios.

Se o administrador considerar que o editor está apto, deverá aprovar o pedido de reversor, inserindo a predefinição {{Aprovo}} acompanhada de uma justificativa adequada e inequívoca e, a seguir, outorgando-lhe o estatuto. Todas as ações de outorga da ferramenta ficam disponíveis automaticamente na página de registros.

Se o primeiro administrador negar o pedido, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo administrador. Se este também for contrário à atribuição, deverá encerrar o pedido como reprovado. Caso apoie o pedido, a decisão final ficará a critério de um terceiro administrador.

Sendo o pedido negado, o usuário poderá fazer uma nova solicitação após um tempo prudente, quando se considerarem que as razões para a rejeição do pedido foram sanadas.

Alternativamente, qualquer administrador poderá atribuir esta permissão a usuários confiáveis que revertem vandalismos com frequência e demonstram conhecer as políticas e recomendações da Wikipédia exigidas, sem necessidade de um pedido de aprovação. O estatuto será atribuído a critério do administrador apenas se este tiver certeza de que o usuário cumpre todos os requisitos.

Os reversores têm, como os administradores, acesso à página especial de artigos não vigiados.

Perda da ferramenta

O abuso reiterado da ferramenta pode ter como consequência a perda temporária ou permanente do acesso.

Entende-se como abuso as seguintes práticas:

  • Uso da ferramenta em guerras de edições, ou para reverter edições que não são claramente vandalismos ou spams;
  • Uso da ferramenta para reverter edições legítimas quando:
    • Estas são revertidas de má fé;
    • São uma repetição de erros, o que demonstra um desconhecimento do uso da ferramenta.
  • Bloqueio de contas confirmadas ou por um período superior a 24 horas.
  • Bloqueio de usuário envolvido em um conflito editorial (guerra de edições, por exemplo).

A revogação da permissão pode ser realizada por qualquer dos administradores, sem qualquer empecilho no caso de abuso constatado. Mesmo assim, qualquer usuário pode reportar um possível abuso da ferramenta nos pedidos a administradores.

Ao usuário que teve seu acesso a ferramenta revogado é reservado o direito de realizar uma nova solicitação tão logo o problema que resultou na perda da permissão tenha sido sanado.

O absenteísmo também é motivo legítimo para remoção do acesso a todos os reversores que se encontrem editorialmente inativos há, pelo menos, seis meses.

Identificação

Os usuários com permissão de reversor podem incluir em suas páginas de usuário a userbox {{Wikipedia:Userbox/Reversor}}. A lista de todos os usuários com acesso à ferramenta se encontra aqui.

A predefinição {{subst:novo reversor}}, que contém um breve resumo sobre a ferramenta, também pode ser utilizada pelos administradores para notificarem os usuários, em suas páginas de diálogo, a respeito da atribuição do estatuto.

Referências

Ver também

Páginas de ajuda
Documentação
Página especial

Ligações externas