Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Informação extremamente parcial. Aqui não é panfleto de igreja.
Linha 9: Linha 9:


== Pastores ==
== Pastores ==
O pastorado da PIBRJ, ao longo de seus 125 anos completados em 2009, foi ocupado por apenas cinco pastores, sendo eles:
O pastorado da PIBRJ, ao longo de seus 128 anos completados em 2012, foi ocupado por apenas cinco pastores, sendo eles:


* '''Pastor William Buck Bagby''', norte-americano, foi o primeiro missionário batista a estabelecer-se no Brasil. Foi o pastor fundador da Igreja, pastoreando-a nos quinze primeiros anos de sua história (de 1884 a 1899).
* '''Pastor William Buck Bagby''', norte-americano, foi o primeiro missionário batista a estabelecer-se no Brasil. Foi o pastor fundador da Igreja, pastoreando-a nos quinze primeiros anos de sua história (de 1884 a 1899).

Revisão das 18h37min de 2 de outubro de 2012

A Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (PIBRJ) foi organizada em 24 de agosto de 1884 e conta atualmente com cerca de 2.000 membros. Foi a terceira igreja batista organizada no Brasil, numa casa na rua de Santana. Posteriormente, no início do século XX, foi transferida para o novo templo entre a Cidade Nova e o Estácio, onde chama a atenção dos transeuntes por sua bela arquitetura de colunas.

Sobre a PIBRJ

Em suas dependências, possui um museu que conta um pouco da história batista e a Escola Vitória, instituição de ensino fundamental baseada em princípios cristãos.

A PIBRJ é uma das poucas igrejas evangélicas do Brasil que possui um belíssimo órgão de tubos. Há também o órgão Hammond, que se localiza na galeria do templo, e um outro órgão, um Rigatto, instalado no Salão F. F. Soren.

Pastores

O pastorado da PIBRJ, ao longo de seus 128 anos completados em 2012, foi ocupado por apenas cinco pastores, sendo eles:

  • Pastor William Buck Bagby, norte-americano, foi o primeiro missionário batista a estabelecer-se no Brasil. Foi o pastor fundador da Igreja, pastoreando-a nos quinze primeiros anos de sua história (de 1884 a 1899).
  • Pastor Francisco Fulgêncio Soren, de 1902 a 1933 - Falecido ao 1 de outubro de 1933. Tendo ido estudar nos Estados Unidos, de lá regressou para pastorear a igreja, tendo se casado com a americana Jane Filson.
  • Pastor João Filson Soren, de 1935 a 1985 - Filho do Pastor F. F. Soren e o pastor que assumiu por cinquenta anos o púlpito da PIBRJ, aposentou-se em 1985, continuando ainda como membro até a sua partida para a Glória Celestial. Foi agraciado com o título de Pastor Emérito, o Pr. Soren faleceu a 2 de janeiro de 2002.
  • Pastor Fausto de Aguiar Vasconcellos - De 1985 a 2005. Atualmente dirige o Setor de Educação e Evangelismo, da Aliança Batista Mundial, com sede em Washington, EUA.
  • Pastor João Soares da Fonseca - Desde 29 de abril de 2006, é o atual pastor.

Templo da PIBRJ

O atual templo da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro se localiza na rua Frei Caneca 525, no Estácio, região próxima ao Centro do Rio, é sem dúvida uma belíssima construção, notada por todos os que transitam pelas imediações da rua Frei Caneca. O atual templo foi inaugurado em 1928 sob o pastorado do Pr. Francisco Fulgêncio Soren. O belo edifício tem em seu frontispício seis colunas que sustentam o telhado da portaria principal. Sem contar é claro com o edifício de Educação Religiosa, localizado atrás do templo.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.