Vodum da África Ocidental: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
AvocatoBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: ast:Vudú
MerlIwBot (discussão | contribs)
m Robô: A adicionar: sa:वूडू
Linha 63: Linha 63:
[[ro:Vaudou]]
[[ro:Vaudou]]
[[ru:Вуду]]
[[ru:Вуду]]
[[sa:वूडू]]
[[scn:Vudu]]
[[scn:Vudu]]
[[sh:Vudu]]
[[sh:Vudu]]

Revisão das 02h26min de 7 de outubro de 2012

Vodou área original - línguas gbe.

O Vodum da África Ocidental, chamado vudu ou vodu (AFI[vodṹ]), forma escrita na língua fon do Benin e da Nigéria e na língua ewe do Togo e Gana[1] é uma religião monoteísta tradicional da costa da África Ocidental, da Nigéria a Gana. Vodun é a palavra na línguas gbe (Fon-Ewe) para "espírito".

É uma religião distinta das não-organizadas religiões animistas tradicionais, do interior desses mesmos países, bem como de diversas outras religiões resultantes da diáspora africana no Novo Mundo, muitas vezes com nomes semelhantes - como o Vodou haitiano - e semelhante ao Vudu da República Dominicana, o Candomblé Jeje no Brasil, que utiliza o termo Vodum), o Voodoo da Louisiana, e a Santería em Cuba, que são sincretizadas com o Cristianismo e as Religiões tradicionais africanas do povo Congo, do rio Congo e de Angola.

Quando a palavra é escrita com inicial maiúscula, Vodum, denota a religião. Quando escrita com inicial minúscula, vodun, denota os espíritos, que são centrais para a religião. A grafia "Voodoo" é a mais comum na cultura popular americana.

Vodum é praticado pelos Ewe, Kabye, Mina, Fon, e (com um nome diferente) os povos yorubás do sudeste do Gana, sul e centro do Togo, sul e centro do Benin, e sudoeste da Nigéria. A palavra vodún (pronunciado vodṹ - ou seja, com um u nasal em um tom alto) é o Gbe (Fon-Ewe) para a palavra espírito.

Altar ritual

Referências

  1. Também escrita Vodon, Vodoun, Voudou, etc.

Ligações externas