Valentim de Carvalho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 27: Linha 27:
{{Portal3|Música Portuguesa}}
{{Portal3|Música Portuguesa}}


[[Categoria:Empresas de Portugal]]
[[Categoria:Empresas produtoras de televisão de Portugal]]
[[Categoria:Editoras discográficas de Portugal]]
[[Categoria:Editoras discográficas de Portugal]]
[[Categoria:Membros da IFPI]]
[[Categoria:Membros da IFPI]]

Revisão das 03h04min de 14 de outubro de 2012

Valentim de Carvalho é um grupo empresarial português de televisão e distribuição de música.

O começo

A Casa Valentim de Carvalho surgiu em 1914 na Rua da Assunção, na baixa de Lisboa, vendendo instrumentos musicais, gramofones e pautas de música.[1]

As suas origens, como editora de discos, remontam aos anos 1920 com as gravações de Maria Alice. Durante quatro décadas a Valentim foi autorizada a distribuir conteúdos da multinacional EMI para Portugal.

Os estúdios

Tornaram-se emblemáticos para a música portuguesa os seus estúdios em Paço de Arcos, onde gravaram os seus discos muitos dos grandes nomes da música de Portugal e estrangeiro, como Amália Rodrigues, António Variações, ou Rolling Stones. Ou mais recentemente, bandas como Os Pontos Negros, Tiago Guillul, Os Golpes ou os Prana.

Internacionalização

Nos anos 1980, a EMI decide instalar-se em Portugal, e cria em conjunto com a Valentim a editora EMI - Valentim de Carvalho, que conjugaria a importação dos discos da EMI com a gravação de artistas nacionais numa só empresa.[1]

Em 1994, a Valentim vende a sua participação na EMI-VC à EMI, e esta designação manteve-se até há poucos anos em que a empresa passou a chamar-se EMI Music Portugal.

A EMI continuou a distribuir os produtos das discografias da própria Valentim - Popular e NorteSul - que se dedica exclusivamente à produção de televisão e ao comércio de discos na sua rede de lojas.

A principal concorrente da EMI Portugal desde a sua origem foi a PolyGram Portuguesa (actualmente Universal Music Portugal).

Actualmente, a Valentim de Carvalho (rede de lojas-distribuição) pertence ao grupo JRP SGPS, que tem participações na Oficina do Livro, na Editorial Notícias, e na LNK Vídeo.

Referências

Ligações externas