Soquete de rede: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 5: Linha 5:


== Soquetes de Rede ==
== Soquetes de Rede ==
Um soquete de rede é o ponto-final de um fluxo de comunicação entre 2 aplicativos através de uma rede.
Especificamente em [[ciência da computação|computação]], um socket pode ser usado em ligações de [[redes de computadores]] para um fim de um elo bidirecional de comunicação entre dois programas. A interface padronizada de sockets surgiu originalmente no sistema operacional Unix BSD (Berkeley Software Distribution); portanto, eles são muitas vezes chamados de ''Berkeley Sockets''. É também uma abstração computacional que mapeia diretamente a uma porta de transporte (TCP ou UDP) e mais um endereço de rede. Com esse conceito, é possível identificar unicamente um aplicativo ou servidor na rede de comunicação IP.


Em documentos de [[RFC]] (''Request for Comments'') relacionado a [[TCP]] ou [[Protocolo UDP|UDP]], um socket em um computador é definido como a combinação de um endereço [[IP]], um [[protocolo]], e o número da porta do protocolo.
Em documentos de [[RFC]] (''Request for Comments'') relacionados aos protocolos [[TCP]] ou [[Protocolo UDP|UDP]], um socket de rede em um computador é definido como a combinação de :
. um endereço [[IP]],
. o número de uma porta do protocolo de transporte (TCP ou UDP) acessado por um programa específico que utiliza este protocolo.
Com um soquete, é possível identificar unicamente um aplicativo na rede de comunicação IP.


Um socket de rede pode ser usado em ligações de [[redes de computadores]] para um estabelecer um elo bidirecional de comunicação entre dois programas que utilizam o mesmo protocolo que estão ligados na mesma rede.
Sockets e [[Chamada de procedimento remoto|RPC]]s têm a função de implementar numa aplicação as funções de rede, mas fazem de formas diferentes.


Um soquete de rede é um conceito ou abstração computacional.

A interface padronizada de sockets surgiu originalmente no sistema operacional Unix BSD (Berkeley Software Distribution); portanto, eles são muitas vezes chamados de ''Berkeley Sockets''.

Sockets e [[Chamada de procedimento remoto|RPC]]s têm a função de implementar numa aplicação as funções de rede, mas fazem de formas diferentes.


== Soquetes de CPU ==
== Soquetes de CPU ==

Revisão das 04h16min de 15 de outubro de 2012

 Nota: Para outros significados, veja Soquete de rede (desambiguação).
Sockets: Energia e dados

Genericamente, um socket trata-se de uma 'tomada' que designa uma cavidade ou região usada para ligar algum artifício específico.

Soquetes de Rede

Um soquete de rede é o ponto-final de um fluxo de comunicação entre 2 aplicativos através de uma rede.

Em documentos de RFC (Request for Comments) relacionados aos protocolos TCP ou UDP, um socket de rede em um computador é definido como a combinação de : . um endereço IP, . o número de uma porta do protocolo de transporte (TCP ou UDP) acessado por um programa específico que utiliza este protocolo. Com um soquete, é possível identificar unicamente um aplicativo na rede de comunicação IP.

Um socket de rede pode ser usado em ligações de redes de computadores para um estabelecer um elo bidirecional de comunicação entre dois programas que utilizam o mesmo protocolo que estão ligados na mesma rede.

Um soquete de rede é um conceito ou abstração computacional.

A interface padronizada de sockets surgiu originalmente no sistema operacional Unix BSD (Berkeley Software Distribution); portanto, eles são muitas vezes chamados de Berkeley Sockets.

Sockets e RPCs têm a função de implementar numa aplicação as funções de rede, mas fazem de formas diferentes.

Soquetes de CPU

Um socket também pode ser o local das placas-mãe destinado a receber a CPU - o processador. Os nomes destes soquetes costuma indicar o número de pinos que o mesmo poderá receber. Ex.: Um soquete PGA 370 só admite processadores com 370 pinos.

Um Socket CPU fornece muitas funções, incluindo o fornecimento de uma estrutura física para suportar o CPU, fornecendo suporte para um dissipador de calor, facilitando a substituição (assim como a redução de custos) e, sobretudo formando uma interface elétrica tanto com a CPU e o PCB.

Um Socket CPU é feito de plástico e possui um metal ou alavanca e contatos de metal para cada um dos pinos ou terras na CPU. A maioria é desenhada para garantir a inserção adequada da CPU. CPUs com um pacote de PGA são inseridos no soquete e a trava fechada. Isso tem o efeito de garantir e proteger fisicamente o CPU, bem como provocando uma conexão elétrica entre os pinos do processador e do soquete. No caso de a CPU LGA é colocado no Socket e trava é fechada sobre o CPU, prendendo-o.

A maioria dos Sockets de CPU são projetados para suportar a instalação de um dissipador de calor. Ele deve ser capaz de proteger a CPU do peso do dissipador de calor, particularmente durante a instalação e remoção, mas também garantir o dissipador de calor faz bom contato térmico com a CPU.

Ver também