Saltar para o conteúdo

Soquete de rede: diferenças entre revisões

149 bytes adicionados ,  15 de outubro de 2012
 
== Soquetes de Rede ==
Um soquete de rede é o ponto-final de um fluxo de comunicação entre 2 aplicativos através de uma rede.
Especificamente em [[ciência da computação|computação]], um socket pode ser usado em ligações de [[redes de computadores]] para um fim de um elo bidirecional de comunicação entre dois programas. A interface padronizada de sockets surgiu originalmente no sistema operacional Unix BSD (Berkeley Software Distribution); portanto, eles são muitas vezes chamados de ''Berkeley Sockets''. É também uma abstração computacional que mapeia diretamente a uma porta de transporte (TCP ou UDP) e mais um endereço de rede. Com esse conceito, é possível identificar unicamente um aplicativo ou servidor na rede de comunicação IP.
 
Em documentos de [[RFC]] (''Request for Comments'') relacionadorelacionados aaos protocolos [[TCP]] ou [[Protocolo UDP|UDP]], um socket de rede em um computador é definido como a combinação de um endereço [[IP]], um [[protocolo]], e o número da porta do: protocolo.
. um endereço [[IP]],
. o número de uma porta do protocolo de transporte (TCP ou UDP) acessado por um programa específico que utiliza este protocolo.
Com um soquete, é possível identificar unicamente um aplicativo na rede de comunicação IP.
 
Um socket de rede pode ser usado em ligações de [[redes de computadores]] para um estabelecer um elo bidirecional de comunicação entre dois programas que utilizam o mesmo protocolo que estão ligados na mesma rede.
Sockets e [[Chamada de procedimento remoto|RPC]]s têm a função de implementar numa aplicação as funções de rede, mas fazem de formas diferentes.
 
Um soquete de rede é um conceito ou abstração computacional.
 
A interface padronizada de sockets surgiu originalmente no sistema operacional Unix BSD (Berkeley Software Distribution); portanto, eles são muitas vezes chamados de ''Berkeley Sockets''.
 
Sockets e [[Chamada de procedimento remoto|RPC]]s têm a função de implementar numa aplicação as funções de rede, mas fazem de formas diferentes.
 
== Soquetes de CPU ==
240

edições