Tratado de Karlowitz: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A modificar: ar:معاهدة كارلوفجة
Xqbot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: ka:კარლოვიცის ზავი
Linha 37: Linha 37:
[[it:Pace di Carlowitz]]
[[it:Pace di Carlowitz]]
[[ja:カルロヴィッツ条約]]
[[ja:カルロヴィッツ条約]]
[[ka:კარლოვიცის ზავი]]
[[lt:Karlovicų sutartis]]
[[lt:Karlovicų sutartis]]
[[lv:Karlovicas līgums]]
[[lv:Karlovicas līgums]]

Revisão das 20h03min de 18 de outubro de 2012

O Tratado de Karlowitz, assinado em 1699 em Karlovci (Karlowitz em alemão; Karlofça em turco, hoje uma cidade na Voivodina), encerrou a Guerra Austro-Otomana de 1683-1697, que resultou em derrota otomana.

O tratado foi assinado em 26 de janeiro de 1699, após um congresso de dois meses de duração entre o Império Otomano, de um lado, e a Santa Liga (coalizão formada por diversas potências européias, inclusive o Império Austríaco, a União Polono-Lituana, a República de Veneza e o Império Russo. Os otomanos cederam a maior parte da Hungria, a Transilvânia e a Eslavônia à Áustria, e a Podólia à Polônia. A maior parte da Dalmácia foi entregue a Veneza, juntamente com a Moréia (a Península do Peloponeso), que os otomanos ganharam de volta pelo Tratado de Passarowitz em 1718.

O Tratado de Karlowitz marcou o início do declínio otomano na Europa Oriental e fez do Império Austríaco a potência dominante no sudeste da Europa.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.