Ceticismo antigo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 2: Linha 2:


O ceticismo filosófico se distingue do ceticismo metodológico no sentido em que o ceticismo filosófico é uma abordagem que nega a possibilidade de certeza no conhecimento, enquanto que o ceticismo metodológico é uma abordagem que submete todos os conhecimentos ao [[escrutínio]], com o objetivo de separar a verdade de afirmações falsas.
O ceticismo filosófico se distingue do ceticismo metodológico no sentido em que o ceticismo filosófico é uma abordagem que nega a possibilidade de certeza no conhecimento, enquanto que o ceticismo metodológico é uma abordagem que submete todos os conhecimentos ao [[escrutínio]], com o objetivo de separar a verdade de afirmações falsas.

O ceticismo filosófico ampliou as perspectivas teóricas, refutando verdades absolutas e mentiras. É uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e a percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro; (4ª pessoa) Loren : Portanto seus seguidores alegavam a impossibilidade de alcançar o total conhecimento e adotaram métodos empíricos para afirmar suas ideias. Assim, o Ceticismo Filosófico se dedicou a examinar criticamente o conhecimento e a percepção sobre a verdade.


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 21h27min de 22 de outubro de 2012

Ceticismo filosófico (em grego: σκέψις - skepsis, em português: "inquérito") é tanto uma escola de pensamento filosófico quanto um método que atravessa disciplinas e culturas. Muitos céticos examinam criticamente os sistemas de significado de sua época e este exame muitas vezes resulta em uma posição de ambiguidade ou dúvida.[1] Este ceticismo pode variar da descrença em soluções filosóficas contemporâneas, ao agnosticismo, para rejeitar a realidade do mundo externo. Um tipo de ceticismo científico refere-se à análise crítica das reivindicações a sem evidências empíricas. Todos nós somos céticos em relação a algumas coisas, especialmente quando a dúvida e a oposição nem sempre são claramente distinguidas. O ceticismo filosófico, no entanto, é um movimento antigo com muitas variações, e contrasta com a visão de que pelo menos uma coisa é certa, mas se por estar certa queremos dizer certeza absoluta ou incondicional, então, racionalmente, é impossivel afirmar que se está certo sobre qualquer coisa.

O ceticismo filosófico se distingue do ceticismo metodológico no sentido em que o ceticismo filosófico é uma abordagem que nega a possibilidade de certeza no conhecimento, enquanto que o ceticismo metodológico é uma abordagem que submete todos os conhecimentos ao escrutínio, com o objetivo de separar a verdade de afirmações falsas.

O ceticismo filosófico ampliou as perspectivas teóricas, refutando verdades absolutas e mentiras. É uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e a percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro; (4ª pessoa) Loren : Portanto seus seguidores alegavam a impossibilidade de alcançar o total conhecimento e adotaram métodos empíricos para afirmar suas ideias. Assim, o Ceticismo Filosófico se dedicou a examinar criticamente o conhecimento e a percepção sobre a verdade.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.