Actinídeo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A adicionar: bn:অ্যাক্টিনাইড
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: tl:Aktinido
Linha 83: Linha 83:
[[sv:Aktinoider]]
[[sv:Aktinoider]]
[[th:แอกทิไนด์]]
[[th:แอกทิไนด์]]
[[tl:Aktinido]]
[[tr:Aktinit]]
[[tr:Aktinit]]
[[uk:Актиноїди]]
[[uk:Актиноїди]]

Revisão das 09h37min de 3 de novembro de 2012

Actinídeos.

Os actinídeos ou actinoides (nomenclatura IUPAC)[1] são um grupo de elementos que formam parte do período 7 da tabela periódica. Estes elementos, junto com os lantanídeos, são chamados de metais de transição interna. O nome é proveniente do elemento químico actínio, que incluído neste grupo, constituem um total de 15 elementos, desde o número atômico 89 (actínio) até o 103 (laurêncio).

Estes elementos apresentam características semelhantes entre si. Os de maior número atômico não são encontrados na natureza e apresentam tempos de meia-vida curtos; todos os seus isótopos são radioativos.

Na tabela periódica usual, estes elementos estão situados abaixo dos demais, junto com os lantanídeos, formando uma tabela mais compacta. Esta convenção é usada apenas por razões práticas e estéticas. Algumas tabelas situam estes elementos entre os blocos s e d, originando uma tabela mais longa (ver acima) também chamada de tabela periódica estendida.

Na Tabela Periódica podemos perceber que há uma mudanças de cores que se refere não somente ao actinídeo como também ao lantanídeo e a outros elementos químicos entre eles substancias orgânicas e inorgânicas que convive em nosso dia a dia, podemos ver exemplos de químicas orgânicas do nosso dia a dia como o açúcar e o café e também inorgânicas como o sal e até a água, a química é usada em todas as partes de nossa vida alimentar, Secular e em práticas como a matéria, o que é um ótimo elemento químico que podemos usar nas aulas do 9º ano e no ensino médio, e como toda matéria deve ter elasticidade e ocupa um lugar no espaço desde o mais grandes até os menores entre "Actinídeos e Lantanídeos".

Referências

  1. a segunda forma é por vezes encontrada, dada a recomendação IUPAC para designar, em inglês, estes elementos como actinoids em vez de actinides para evitar a confusão com os aniões minerais que em inglês têm sempre o sufixo -ide, como chloride (cloreto), fluoride (fluoreto). Tal diretiva não faz grande sentido em literatura em português, pois não existe tal ambiguidade nesta língua, e além disso, o sufixo -ídeo geralmente designa os membros de uma mesma família, como é o caso dos lantanídeos: são da "família do actínio".

Ligações externas

Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Bom interwiki