Saltar para o conteúdo

Linha Maginot: diferenças entre revisões

434 bytes adicionados ,  12h12min de 8 de novembro de 2012
bot: revertidas edições de 187.1.230.224 ( modificação suspeita : -40), para a edição 32864160 de Makecat-bot
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
(bot: revertidas edições de 187.1.230.224 ( modificação suspeita : -40), para a edição 32864160 de Makecat-bot)
== O ataque alemão ==
[[Ficheiro:Maginot Line 1944.jpg|esquerda|thumb|250px|Soldados dos [[Estados Unidos]] examinam a Linha Maginot em 1944.]]
A linha Maginot não evitou a derrota da França no início da [[Segunda Guerra Mundial]], em [[1940]], na medida em que as divisões alemãs contornaram-na atacando a região de [[Sedan]], além da sua extremidade oeste. Os exércitos aliados foram, assim, cortados ao meio: uma parte das tropas frteufrancesas, anus[[Reino comUnido|britânicas]] relaçaoe [[Bélgica|belgas]] foi cercada e empurrada até as praias de [[Dunquerque]], para onde os britânicos enviaram centenas de embarcações para recuperar os soldados presos nessa armadilha, no que ficou conhecido como a parte[[Operação emDínamo]]. qeAs chupatropas umdo orgaoleste reprodutore regimentos dispostos atrás da linha ficaram presos entre a fronteira alemã e as divisões mecanizadas alemãs, que haviam alcançado a [[Fronteira Alemanha-Suíça|fronteira com a Suíça]].
 
No início de junho as forças alemãs já haviam isolado a linha do resto da França, e o governo francês já dava sinais que aceitaria um [[armistício]], que foi assinado em [[22 de junho]] em [[Compiègne]]. Mas a linha ainda estava intacta e ocupada por um número considerável de oficiais desejando manter a posição e continuar a guerra; o avanço italiano foi contido com sucesso. Ainda assim, [[Maxime Weygand]] assinou a rendição e as tropas foram feitas prisioneiras.