Hipocalemia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
VolkovBot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A adicionar: eo:Hipokaliemio
Linha 22: Linha 22:


[[Categoria:Transtornos de eletrólitos]]
[[Categoria:Transtornos de eletrólitos]]



[[ar:نقص بوتاسيوم الدم]]
[[ar:نقص بوتاسيوم الدم]]
Linha 28: Linha 27:
[[de:Hypokaliämie]]
[[de:Hypokaliämie]]
[[en:Hypokalemia]]
[[en:Hypokalemia]]
[[eo:Hipokaliemio]]
[[es:Hipopotasemia]]
[[es:Hipopotasemia]]
[[et:Hüpokaleemia]]
[[et:Hüpokaleemia]]

Revisão das 12h29min de 11 de dezembro de 2012

Hipocaliemia, também chamada hipopotassemia ( do latim, kalium: potássio), é a diminuição da concentração do íon potássio no sangue, até a concentração anormalmente baixa, em níveis abaixo de 3,8 miliequivalentes (mEq) ou 3,8 mmol por litro de sangue.[1] Quando a concentração de potássio sérico é menor que 2 mmol/L o quadro é considerado como hipocaliemia grave.

Pode ser resultante de várias anomalias, como a excreção excessiva do potássio pela urina ou fezes, ou ainda por vômitos, de menor ingestão ou ainda de desvio de tal elemento nos processos celulares. Também inclui-se entre as causas o aumento da substância conhecida como renina (que faz o aumento da aldosterona), a síndrome de Cushing (na qual há um aumento nos níveis de glucocorticóides, os quais têm também efeito mineralcorticóide como a aldosterona), a hiperglicemia (pela diurese que provoca), etc.

Devido a que o potássio se encarrega de facilitar a transmissão do impulso nervoso através da membrana celular, os sintomas, a manifestação clínica deste transtorno se dá por distúrbios neuromusculares desde fraqueza até a paralisia completa, pelo cansaço crônico, pelas mialgias (dores musculares). Pode manifestar-se numa debilidade progressiva com hipoventilação, e o acometido apresentar comportamentos anormais no eletrocardiograma (elevação da onda U e depressão da onda T), por doenças renais e por distúrbios gastrintestinais.[2]

Referências

Ligações externas

Ver também