Anã marrom: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TjBot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A adicionar: ur:بھورا بونا
TFLF (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Brown Dwarf Gliese 229B.jpg|thumb|250px|direita|Esta '''anã marrom''' (objeto menor na foto) orbita a estrela [[Gliese 229]], que está localizada na constelação do [[Lupus|Lobo]] a cerca de 19 [[ano-luz|anos-luz]] da Terra. Esta anã marrom, batizada de Gliese 229B, possui cerca de 20 a 50 vezes a massa de [[Júpiter (planeta)|Júpiter]].]]
[[Ficheiro:Brown Dwarf Gliese 229B.jpg|thumb|250px|direita|Esta '''anã marrom''' (objeto menor na foto) orbita a estrela [[Gliese 229]], que está localizada na constelação do [[Lupus|Lobo]] a cerca de 19 [[ano-luz|anos-luz]] da Terra. Esta anã marrom, batizada de Gliese 229B, possui cerca de 20 a 50 vezes a massa de [[Júpiter (planeta)|Júpiter]].]]


Uma {{PBPE|anã marrom|anã castanha}} é um objeto de pouca luminosidade que não consegue iniciar a [[Fusão nuclear|fusão]] de [[hidrogênio]] em seu núcleo. Sendo mais pesada que um [[planeta]], mas não tão maciça quanto uma [[estrela]], as anãs marrons são consideradas estrelas fracassadas. Por causa dessa característica são vistas como o “elo perdido” entre planetas gigantes gasosos e estrelas.
Uma {{PBPE|anã marrom|anã castanha}} é um objeto de pouca luminosidade que não consegue iniciar a [[Fusão nuclear|fusão]] de [[hidrogênio]] em seu núcleo. Sendo que a sua massa é superior à de um [[planeta]], mas não tão maciça quanto uma [[estrela]], as anãs marrons são consideradas estrelas fracassadas. Por causa dessa característica são vistas como o “elo perdido” entre planetas gigantes gasosos e estrelas.


Proposta inicialmente na década de [[1960]], permaneceu anos como uma [[hipótese]], até que em [[1995]] evidências fortíssimas definitivamente comprovaram sua existência.
Proposta inicialmente na década de [[1960]], permaneceu anos como uma [[hipótese]], até que em [[1995]] evidências fortíssimas definitivamente comprovaram sua existência.

Revisão das 03h27min de 15 de dezembro de 2012

Esta anã marrom (objeto menor na foto) orbita a estrela Gliese 229, que está localizada na constelação do Lobo a cerca de 19 anos-luz da Terra. Esta anã marrom, batizada de Gliese 229B, possui cerca de 20 a 50 vezes a massa de Júpiter.

Uma anã marrom (português brasileiro) ou anã castanha (português europeu) é um objeto de pouca luminosidade que não consegue iniciar a fusão de hidrogênio em seu núcleo. Sendo que a sua massa é superior à de um planeta, mas não tão maciça quanto uma estrela, as anãs marrons são consideradas estrelas fracassadas. Por causa dessa característica são vistas como o “elo perdido” entre planetas gigantes gasosos e estrelas.

Proposta inicialmente na década de 1960, permaneceu anos como uma hipótese, até que em 1995 evidências fortíssimas definitivamente comprovaram sua existência.

Características

Anãs castanhas são objetos formados de plasma e compostos em maior quantidade de hidrogênio e hélio e em menor quantidade por deutério, lítio e outros elementos. Possuem uma massa superior a 13, mas inferior a 75 vezes a massa de Júpiter. Devido ao processo de degeneração (ver abaixo em Formação), elas apresentam um tamanho muito próximo de Júpiter e uma luminosidade muito fraca e avermelhada e não marrom como o nome pode erroneamente sugerir. Por causa dessa fraca luminosidade, sua luz se situa na faixa do infravermelho próximo do espectro.

Alcançam temperaturas de aproximadamente 1000 a 3400 K. São encontradas em sua maioria em sistemas binários, orbitando estrelas de massa baixa. Em alguns casos o sistema binário em si pode ser composto duas anãs marrons que compartilham um baricentro; ou ainda podem ser encontradas como objetos solitários.

Formação

Os processos de formação das anãs marrons são semelhantes aos das estrelas. Acredita-se que elas sejam formadas pela contração gravitacional de nuvens de gás e poeira. Essas nuvens são compostas majoritariamente de hélio, hidrogênio e outros elementos menos significativos em quantidade, como lítio e o deutério. Ao colapsar, a nuvem se torna uma bola de gás gigante com um disco de mesma composição ao seu redor. À medida que a gravidade da anã a comprime, seu núcleo fica mais quente e denso (transformando o gás em plasma).

Como elas não possuem massa suficiente para realizar a fusão do hidrogênio (as de massa alta conseguem fundir hidrogênio, mas esporadicamente e com baixa eficiência), inicialmente realizam a fusão de deutério. A fusão produz energia suficiente que contrapõe a força gravitacional, fazendo-as brilharem (as anãs marrons com massa superior a 60 massas Júpiter, ainda conseguem realizar a fusão do lítio). Quando o deutério acaba, a contração continua. Essa contração aumenta a pressão térmica do núcleo que se opõem as forças gravitacionais. Os elétrons ficam livres de seus núcleos por causa das altas temperaturas. Como dois elétrons não ocupam o mesmo estado quântico, quando o núcleo é muito denso os estados de baixa energia são preenchidos e muitos elétrons são forçados a ocupar altos estados de energia. Isso gera uma pressão insensível à temperatura. Objetos alimentados por esse processo são denominados de degenerados. Isso já não ocorre com as estrelas, já que elas têm capacidade de fusão constante do hidrogênio. Quando isso ocorre, a estrela para de contrair mantendo seu brilho e tamanho. Já nas anãs marrons, quando a pressão de degeneração diminui seu colapso, a luminosidade gerada por sua contração gravitacional diminui gradativamente.

Leitura Recomendada

  • Brown dwarfs: a possible missing link between stars and planets. S.R.Kulkarni, em Science vol.276, páginas. 1350-1354. 30 de maio de 1997.
  • Brown dwarfs and estrasolar planets. Editado por R.Rebolo, E.L.Martín e M.R.Zapatero Osório, em Astronomical Society of the Pacific Conference Series vol.134, 1998.
  • Maria Gabriela Pereira; Curso de Evolução Estelar Julho de 2008; Anãs Marrons; Clube de Astronomia de São Paulo - disponível no www.slideshare.net

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Anã marrom

Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Link FA