Curió: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TuHan-Bot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: vi:Oryzoborus angolensis
Linha 49: Linha 49:
[[nl:Zwartkopzaadkraker]]
[[nl:Zwartkopzaadkraker]]
[[sv:Mindre frösparv]]
[[sv:Mindre frösparv]]
[[vi:Oryzoborus angolensis]]

Revisão das 23h37min de 20 de dezembro de 2012

 Nota: Para outros significados, veja Curió (desambiguação).
Curió
Macho
Classificação científica
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécies:
O. angolensis
Nome binomial
Oryzoborus angolensis
Linnaeus, 1766

O curió (Oryzoborus angolensis) é uma ave passeriforme da família Emberizidae, nativa do Brasil e muito apreciada pelo seu canto. Mede cerca de 15 cm, sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca. Criado em cativeiro, presta-se a torneios de canto.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

No Brasil

Constitui-se na espécie mais apreendida no combate ao tráfico de animais silvestres no país. Graças às suas qualidades canoras é também a espécie que mais possui criadores registrados no chamado Sispass - cadastro junto ao IBAMA, órgão responsável pela fiscalização e conservação da fauna.[1]

Iniciado em 2001 o registro dos animais criados por particulares tinha, em 2005, 1,3 milhão de aves registadas, das quais 245.085 eram de curiós.[1]

Referências

  1. a b Antonio Francisco Ferreira Neto (30 de setembro de 2005). «Desenvolvimento de um sistema de identificação do Curió (Oryzoborus angolensis) através de microssatélites de DNA». Pesquisa Inovativa na Pequena e Micro Empresa - PIPE. Consultado em setembro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas

  • (em inglês) IUCN Acedido a 18 de Janeiro de 2008
Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Curió