Aveleda (Braga): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: zh:Aveleda (Braga)
Linha 117: Linha 117:
[[ru:Авеледа (Брага)]]
[[ru:Авеледа (Брага)]]
[[uk:Авеледа (Брага)]]
[[uk:Авеледа (Брага)]]
[[zh:Aveleda (Braga)]]

Revisão das 18h19min de 1 de janeiro de 2013

Portugal Portugal Aveleda 
  Freguesia  
Igreja da Aveleda
Igreja da Aveleda
Igreja da Aveleda
Símbolos
Bandeira de Aveleda
Bandeira
Brasão de armas de Aveleda
Brasão de armas
Localização
Localização no município de Braga
Localização no município de Braga
Localização no município de Braga
Aveleda está localizado em: Portugal Continental
Aveleda
Localização de Aveleda em Portugal
Coordenadas 41° 31' 18" N 8° 27' 49" O
Município Braga
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 2,21 km²
População total (2011) 2 149 hab.
Densidade 972,4 hab./km²
Sítio http://www.jf-aveleda.com/

Aveleda é uma freguesia portuguesa do concelho de Braga, com 221 hectares e 2 149 habitantes (2011).

Situa-se a Sul da Cidade de Braga, pertencente (em parte) ao perímetro urbano da cidade (dista aproximadamente 4 km do centro), confrontando com as freguesias de Ferreiros, Sequeira, Celeirós, Vimieiro, Vilaça e Fradelos.

História de Aveleda

O povoamento do território de Aveleda remonta certamente a épocas muito longínquas, a julgar pela sua situação geográfica, situada a Norte de dois montes, em que pelo menos um deles, chamado nos princípios da nacionalidade de S. Mamede, terá sido fortemente povoado. Assim, a Freguesia é uma povoação antiga, que aparece já referenciada em documentos de 1106, já nos limites do couto de Braga.

Em 1109 surge no termo do couto de Penafiel de Bastuço e em 1220 como paróquia do couto de Vimieiro, posteriormente, entre, 1320e 1371, aparece reintegrada no termo de Bastuço, até que passa depois para o termo de Braga, mantendo-se nesta até à actualidade.

Porquê Aveleda?

O topónimo de “Aveleda” tem vindo ao longo dos tempos, ser interpretado pelos versados em assuntos toponímicos, de duas maneiras diferentes; para alguns, como Pinho Leal, o topónimo “AVELEDA” ou “VELLEDAS”, teve a sua origem numa palavra céltica, mas originária da Alemanha; o autor explica que quando os “gallos” celtas ocuparam a Lusitânia, para aqui trouxeram o seu culto, os seus druídas ou sacerdotes e as suas “Velledas”.

No entanto para outros autores, “AVELEDA”, que significa “avelãs” ou local onde abundam arvores deste fruto (terreno de aveleiras).

Património Edificado

Capela Nossa Senhora do Parto

Ex. Libres da Freguesia, a Capela Nossa Senhora do Parto ou Capela da Sr.ª do Encontro, foi edificada sob direcção do artista bracarense Marceliano de Araújo em 1756, a ele é atribuída alguns motivos beneditinos do Templo

Na frontaria existem imagens em dois grupos sobre penhas arredondadas, representando o Encontro de Nossa Senhora com o Seu Filho.

No interior tem dois belos caixilhos Rococó que se julgam desenhados por André Soares.

Igreja Paroquial

A Igreja Paroquial da Aveleda foi construída nos anos cinquenta do século XX.

Possui um carrilhão de sinos e é dedicada a Santa Maria ou Senhora do Ó, padroeira da paróquia.

Festeja-se nesta igreja o Santo António que se realiza-se no Fim de Semana mais próximo do dia 13 de Junho.

Festas e Romarias

A festa de Nossa Senhora do Parto, é a festa mais importante da freguesia.

Conta sempre com bons cantores, paraquedistas, a procissão religiosa, divertimentos, etc.

É uma festa de calendário que se realiza sempre no último fim de semana de Setembro.

Conta também com a Festa de Santo António que se realiza-se no Fim de Semana mais próximo do dia 13 de Junho.

Com grande animação tem o Festival Folclórico Vale D' Este que se realiza-se no primeiro Sábado do mês de Agosto, junto à Capela de Nossa Senhora do Parto.

Por último e para acabar o ano em beleza tem Festa de Natal organizada pela Junta de Freguesia onde se oferecem presentes a todas as crianças da freguesia que se realiza-se próximo das festividades do Natal.

Equipamentos sociais e de lazer

A Freguesia de Aveleda conta com um novo edificio, arquitectura moderna, inaugurado em 5 de Outubro de 2008, que é Sede de Junta da Autarquia. Este edificio, polivalente, possiu um auditório com 50 lugares sentados, um salão multiusos dotado de um palco e respectivo camarim, bar, postos públicos de ligação gratuita à internet, sala sede da ARCA - Associação Recreativa e Cultural de Aveleda, da qual faz parte o Grupo Folclórico Santa Maria de Aveleda, sala sede da ADCA - Associação Desportiva e Cultural de Aveleda e AMA - Associação Mexer Aveleda. Todo o edificio possui som ambiente, ar condicionado e casas de banho com duche. No ensino primário o parque escolar é composto por um Jardim de Infância, ano 2003, uma Escola Primária EB1,requalificada em 2008. O ensino Especial conta com a APECDA - Associação de Pais Encarregados de Crianças Deficientes Auditivas, tem as suas instalações na nossa Freguesia. Relativamente ao ensino profissional temos IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, instalações localizadas em Mazagão - Aveleda. O Parque de Jogos de Aveleda, o polidesportivo do Monte e o Parque de Lazer Aveleda Parque são as infraestruturas de Lazer. Relativamente a equipamentos sociais temos a Capela Nossa Senhora do Parto, ex. Libris da Freguesia, ano 1716,a Igreja Paroquial, ano 1951,Centro social e paroquial, mais recentemente centro juvenil e o cemitério.

Colectividades

A.M.A. - Associação Mexer Aveleda.' A Associação, sem fins lucrativos, criada em 17 de Julho de 2009, adopta a denominação de ASSOCIAÇÃO MEXER AVELEDA, tem a sua sede na Rua da Torre, 10 r/chão – 4705-050 AVELEDA concelho de Braga e constitui-se por tempo indeterminado, tem, estatutariamente, como fins a organização de actividades e eventos culturais, artísticos, desportivos e recreativos.

A AMA disponibiliza aos seus Associados actividades de Ginástica e Danças de Salão e Cinema. O Grupo de Teatro AMA desenvolve semanalmente a sua actividade teatral.

  • APEECA - ASSOCIAÇÃO PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB1 / JI - AVELEDA
  • GRUPO FOLCLÓRICO DE AVELEDA, que tem sido um digno representante do concelho de Braga, em particular das gentes de Aveleda e um dos principais embaixadores por todo o país e além fronteiras mais concretamente Espanha, França e Alemanha.

O grupo apareceu pela primeira vez em público no dia 28 de Setembro de 1963 na festa - romaria de Nossa Senhora do Parto, tendo a sua origem nas rusgas que se organizam no meio rural para se representar nas festas sanjoaninas de Braga, mas só a partir de 1974 com a aurora do 25 de Abril arrancou com uma forte dinâmica. Nada se tinha feito ate essa altura no campo de recolhas e começa-se então a fazer recolhas junto às nossas gentes e a alguns locais vizinhos aonde as tradições ainda se iam manter.

Nunca mais se parou ate hoje, tendo duas presenças na RTP, editando três cassetes e um single.

Apresenta os trajes típicos da região sendo os femininos compostos por a Encosta, Vale D' Este, Vale do Cavado, Ribeira e Eira. Os homens vestem camisas de linho bordada, colete ou jaqueta, calça preta, faixa e sapatos de carneira.

Cantam e dançam entre outras músicas, O Vira de Aveleda, Dobadoira, Rusga p'ra Santa Marta, Arrastadinho, Regadinho, Malhão da Eira, etc.

Realizam o seu festival de folclore no primeiro sábado de Agosto de cada ano.

  • Associação Desportiva e Cultural de Aveleda (A.d.C.A.) que foi fundada em 28 de Fevereiro de 1978, como associação sem fins lucrativos, com duração indeterminada, e tendo por fim a promoção e o desenvolvimento da cultura e desporto entre a população da freguesia. Os seus fundadores foram os seguintes: Manuel Gomes Ferreira; João Gonçalves Gomes; José Marques Fernandes Lopes; Luís de Jesus Ferreira; João de Deus Morgado Vilaça; Manuel Morgado Vilaça; Manuel de Araújo Vilaça; José da Costa Martins; Artur da Silva Fernandes; Manuel de Sousa Pinto.
  • GRUPO DE ESCUTEIROS
  • GRUPO DE GUIAS DE PORTUGAL
  • GRUPO CORAL
  • GRUPO DE JOVENS "PEGADAS".

A Visitar em Aveleda

Em Aveleda pode-se visitar, como já referido a Capela Nossa Senhora do Parto, a Igreja Paroquial, as Alminhas de Mazagão, o Nicho da Nossa Senhora de Fátima e Cruzeiro, Pequenas "capelinhas" ou nichos e cruzeiros espalhados pela freguesia, onde são honrados os santos devotos da população.

Tem também o Coreto Musical onde se realiza actuações musicais nas festas e romarias, principalmente na romaria e festa em honra de Nossa Senhora do Parto.

Projectos

A Freguesia de Aveleda tem como principal meta a construção de uma CASA MORTUARIA (projecto em curso)

Ligações externas

Capela Senhora do Parto.