Caio Avídio Cássio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Escarbot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: bs:Avidije Kasije
Linha 17: Linha 17:


[[bg:Авидий Касий]]
[[bg:Авидий Касий]]
[[bs:Avidije Kasije]]
[[ca:Avidi Cassi]]
[[ca:Avidi Cassi]]
[[cs:Avidius Cassius]]
[[cs:Avidius Cassius]]

Revisão das 21h08min de 2 de janeiro de 2013

Caio Avídio Cássio (ca. 130175 (45 anos)) foi um general romano de origem síria, que tentou usurpar o poder de Marco Aurélio.

Em 172, Cassio foi enviado ao Egito, onde sufocou uma perigosa insurreição dos chamados "bucólicos" - pastores que habitavam o Delta do Nilo.[1] Em seguida tornou-se governador da Siria.

Durante uma doença de Marco Aurélio, em 175, diante da falsa notícia da morte do imperador, Cassio se autoproclamou imperador. Aclamado pela Legio III Gallica, foi reconhecido por Flávio Calúsio, governador do Egito, e pelos hebreus. Três meses depois, a notícia se revelou falsa: o Senado romano o proclamou inimigo público, enquanto Marco Aurélio permanecia na Ilíria, deplorando a necessidade de castigar um subordinado de confiança, e até declarando publicamente que esperava que fosse perdoado. Mas, logo que a notícia da chegada de Marco Aurélio chegou a Avídio, ele foi assassinado por seus próprios soldados. No Oriente, o imperador fez queimar toda a correspondência comprometedora do rebelde.

Referências

  1. [http://xoomer.virgilio.it/somethingelse/TRAIANO_SEVERO.htm Politica militare da Traiano ad Alessandro Severo (em italiano)

Ligações externas

«Avidius Cassius» (em inglês). Dados biográficos 

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.