História Augusta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: br:Historia Augusta
Linha 17: Linha 17:
* [http://libraries.theeuropeanlibrary.org/ItalyRome/treasures_en.xml Historia Augusta] Tesouro da Biblioteca Nacional de Itália-Roma, via The European Library {{it}}
* [http://libraries.theeuropeanlibrary.org/ItalyRome/treasures_en.xml Historia Augusta] Tesouro da Biblioteca Nacional de Itália-Roma, via The European Library {{it}}


[[Categoria:Império Romano]]
[[Categoria:Livros da Roma Antiga]]


[[Categoria:Livros de história]]
[[Categoria:Livros de história]]

Revisão das 09h46min de 3 de janeiro de 2013

História Augusta (Historia Augusta) é uma coleção de biografias de imperadores romanos, escrita, provavelmente, no final do século IV. O nome pelo qual a obra é conhecida foi dado pelo erudito francês Isaac Casaubon em 1603.

A obra abrange o período entre o principado de Adriano (117-138) até Carino (283 -285). As biografias dos imperadores do período entre 244 e 259 (Filipe, o Árabe, Décio, Treboniano Galo e Emiliano) estão ausentes, criando uma lacuna. As biografias podem ser divididas em duas partes:

A primeira parte é dedicada a Diocleciano e a primeira vista pareceria haver sido escrita durante o reinado deste imperador (284-305) por quatro autores: Esparciano, Capitolino, Lamprídio e Galicano. A segunda parte está dedicada a Constantino I (306-337), e seus autores teriam sido Flávio Vopisco e Trebélio Pólio. Porém, já em 1889 foi sugerido pelo estudioso alemão Hermann Dessau que estes autores são fictícios, e que a obra foi escrita em realidade por um único autor anônimo. Análises línguísticas realizadas posteriormente confirmaram essa hipótese, e atualmente a data de composição mais provável para a obra situa-se entre a segunda metade do século IV e o começo do século V.

Além dos nomes dos autores, a Historia contém inúmeras falsificações, com augúrios e eventos completamente inventados, assim como datas impossíveis, especialmente na segunda parte da obra. De maneira geral, as biografias dos personagens menores, com co-imperadores e usurpadores, são pura ficção. Porém, as descrições da vida e feitos dos principais imperadores parecem ser mais autênticas.

Referências

  • Introdução à História Augusta em Livius.org [1] (em inglês)

Ligações externas

Predefinição:Bom interwiki