Pontevedra (província): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rubinbot (discussão | contribs)
m r2.5.4) (Robô: A modificar: fa:استان پنتبدرا
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A adicionar: ms:Wilayah Pontevedra
Linha 57: Linha 57:
[[lad:Provinsia de Pontevedra]]
[[lad:Provinsia de Pontevedra]]
[[lb:Provënz Pontevedra]]
[[lb:Provënz Pontevedra]]
[[ms:Wilayah Pontevedra]]
[[nl:Pontevedra (provincie)]]
[[nl:Pontevedra (provincie)]]
[[nn:Provinsen Pontevedra]]
[[nn:Provinsen Pontevedra]]

Revisão das 07h04min de 18 de janeiro de 2013

Pontevedra

Comunidade autónoma Galiza
Capital Pontevedra
Área 4495 km²
População: 943 117 (2006)
Fronteiras: Corunha, Lugo, Ourense, Portugal e Oceano Atlântico.
Províncias da Espanha
Província de Pontevedra, Municípios

Pontevedra é uma das quatro províncias que compõem a Comunidade Autónoma da Galiza, em Espanha. A sua capital administrativa é Pontevedra, mas a principal e mais populosa cidade é Vigo.

Tem uma população aproximada de 916 mil habitantes e uma extensão de 4494 km².

É limitada a norte pela província da Corunha, a leste pelas de Lugo e Ourense, a oeste pelo Oceano Atlântico e a sul por Portugal, do qual está separada apenas pelo rio Minho.

Compreende as comarcas do Salnés, Pontevedra, Morraço, Vigo, Val Minhor e Baixo Minho na região costeira, conhecida como "Rias Baixas", e as de Caldas de Reis, Tabeirós - Terra de Montes, Deza, O Condado e Paradanta no interior, abrangendo um total de 62 municípios.

Pontevedra é o centro administrativo e judicial, com população aproximada de 81.000 habitantes, ainda que a maior cidade seja Vigo (293 000 h.), importante porto marítimo - o primeiro porto pesqueiro da Europa -, centro comercial e cabeceira da principal área industrial da Galiza. Outras vilas importantes são Vilagarcía de Arousa (33 800), Redondela (29 000), Marim (25 500), Cangas de Morraço (23 800), Estrada (22 200), Lalim (20 300) e Ponte Areas (19 000).

História

Na antiga divisão provincial do Reino da Galiza, em vigor até 1833, a zona Norte da actual província de Pontevedra pertencia à de Compostela. A zona Sul - a mais importante económica e demograficamente - constituía a província de Tui, que na divisão da Gallaecia feita pelo Império Romano formava parte do Convento Bracarense. Na Alta Idade Média pertenceu à Sé metropolitana de Braga até que, depois da separação do Condado de Portugal do Reino de Galiza, foi definitivamente adscrita pela força à Sé compostelana.