ETEC Getúlio Vargas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OTAVIO1981 (discussão | contribs)
m Reversão de uma ou mais edições de 186.204.38.57 para a versão 33243887 de Salebot, com Reversão e avisos.
Linha 41: Linha 41:


==Semana da GV==
==Semana da GV==
A "Semana da GV" é um evento anual com duração de cerca de uma semana realizado pela GV, que se baseia num movimento coletivo em toda a escola para a elaboração de trabalhos extra-curriculares destinados à comunidade.
A "Semana da GV" é um evento anual com duração de cerca de uma semana realizado pela GV. Se baseia num movimento coletivo em toda a escola para a elaboração de trabalhos extra-curriculares destinados à comunidade.


Os alunos da escola utilizam o próprio local de estudos (salas, corredores, pátio etc.) para a construção de painéis, cartazes, maquetes e todo e qualquer tipo de material instrutivo, de tal forma que, durante a semana de exposições, muitas pessoas adentram nos domínios da escola para observar os trabalhos dos alunos.
Os alunos da escola utilizam o próprio local de estudos (salas, corredores, pátio etc.) para a construção de painéis, cartazes, maquetes e todo e qualquer tipo de material instrutivo, de tal forma que, durante a semana de exposições, muitas pessoas (e até mesmo alunos de outras escolas da [[cidade de São Paulo]]) adentram nos domínios da escola para observar os trabalhos dos alunos.


Na "Semana da GV", a escola escolhe um tema principal, que muitas das salas da escola terão de trabalhar sobre esse tema. O tema principal escolhido pela escola no ano de [[2012]], por exemplo, se baseia na produção de energia, por meio de usinas [[nucleares]], [[solares]], [[termoelétricas]], [[hidrelétrica]], [[geotérmica]] e afins.
Na "Semana da GV", a escola escolhe um tema principal, que muitas das salas da escola terão de trabalhar sobre esse tema. O tema principal escolhido pela escola no ano de [[2012]], por exemplo, se baseia na produção de energia, por meio de usinas [[nucleares]], [[solares]], [[termoelétricas]], [[hidrelétrica]], [[geotérmica]] e afins.

Revisão das 02h50min de 21 de janeiro de 2013

A Escola Técnica Estadual "Getúlio Vargas" é uma instituição de ensino técnico localizada no bairo do Ipiranga, em São Paulo. Foi fundada em 28 de setembro de 1911, unicamente voltada à formação do ensino técnico e teve a sua primeira turma de concluintes no ano de 1914.

Teve várias denominações: Escola Profissional Masculina, Escola Profissional e Indústria, Instituto Profissional Masculino, Colégio Industrial Estadual Getúlio Vargas, Centro Interescolar de ensino Técnico e, em 1982, Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, após ser vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Atualmente, por decreto do Governador do Estado de São Paulo, José Serra, em 2007, passa a denominar-se ETEC "Getúlio Vargas".

Cursos oferecidos

Ensino Médio

Ensino Técnico

Ensino Técnico Integrado ao Médio

A ETEC Getúlio Vargas é mais uma das ETECs que disponibilizam cursos que envolvem o Ensino Técnico + Ensino Médio, ou seja, o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM).

Corpo Discente

A Etec Getúlio Vargas se diferencia das demais pelo seu corpo discente sempre formado por alunos de pensamento cultural e filosófico diferenciados. As tradições que são levadas de turma para turma se estendem pelos anos e torna a GV uma das escolas mais tradicionais em quesitos históricos e coletivos.

Grêmio Estudantil

A Etec Getúlio Vargas possui uma união estudantil caracterizada como Grêmio Estudantil muito ativa. Há pelo menos 5 anos os Grêmios vem atuando com mobilizações estudantis em prol de diversas causas, criação e organização de eventos além de manutenção e melhor utilização de diversos espaços físicos da escola.

Grêmio Ação 2012: Em suma, organizou as manifestações contra o mando do diretor Pedro Celestino, e organizou os campeonatos interclasses do ano.


Grêmio Centenário 2011: Partiu da fusão das três chapas existentes no período eleitoral por conta de falhas na organização dos votos e possíveis fraudes. O Grêmio Centenário foi presidido pelo aluno Felippe Felisola Caso e contou com uma extensa diretoria. O Grêmio Centenário foi responsável pelos diversos saraus, manifestação músico-literária que caracteriza a Gv que ocorreram no ano de 2011. Foram responsáveis também pela organização e realização de quase todos os eventos deste mesmo ano, como a Festa de Boas-Vindas, a Festa Junina, a Semana de Danças, campeonato Interclasses e boa parte na Semana da Gv. O Grêmio Centenário contribuiu muito para a organização dos Grêmios futuros por ter disponibilizado arquivos, mesas, computadores e um quadro branco para a utilização da diretoria do Grêmio.


Grêmio Fortiori 2012: Chapa vencedora do processo eleitoral de 2012 (lê-se "fortióri"), do qual participaram outras duas chapas. O Grêmio Fortiori é o Grêmio vigente até o momento e é presidido pelo aluno Diego Celestino dos Santos. O Grêmio Fortiori vem desde março atuando dentro e fora da escola como uma referência. Fora, ele garantiu a presença da Gv no XXII Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, votando as propostas que a união defenderá nos próximos anos, ajudou na formação e organização de Grêmios em outras escolas além de servir como exemplo para chapas em processo eleitoral em outras ETECs atualmente. Já dentro da escola, o Grêmio Fortiori foi precursor da criação da reciclagem do antigo mural da coordenação do ensino médio para a criação do Mural Informativo, que hoje funciona como o meio de comunicação e manifestação mais democrático da escola, onde os próprios alunos fazem a notícia. Neste Mural são publicados desenhos, informes, propagandas, poesias entre outros. A Fortiori organizou (ou participou ativamente da organização) de diversos eventos na ETEC GV durante o ano de 2012, como a Festa de Boas-Vindas, o Campeonato de Videogame com o patrocínio da Escola SAGA, o Campeonato Interclasses e o Campeonato Interbixos de Futsal de 2012, o Campeonato de Xadrez e do tão aclamado Show de Talentos. Por razões de doença e afastamento da escola da diretoria que era responsável pelo projeto MAESP, esta foi a única proposta que não foi em suma concluída, embora as doações recebidas estão sendo todas encaminhadas para a Entidade cuidadora dos menores órfãos ou filhos de presidiários. O mandato do Grêmio Fortiori dura até 12 de Março de 2013 e a mesma pretende reeleição.

Semana da GV

A "Semana da GV" é um evento anual com duração de cerca de uma semana realizado pela GV. Se baseia num movimento coletivo em toda a escola para a elaboração de trabalhos extra-curriculares destinados à comunidade.

Os alunos da escola utilizam o próprio local de estudos (salas, corredores, pátio etc.) para a construção de painéis, cartazes, maquetes e todo e qualquer tipo de material instrutivo, de tal forma que, durante a semana de exposições, muitas pessoas (e até mesmo alunos de outras escolas da cidade de São Paulo) adentram nos domínios da escola para observar os trabalhos dos alunos.

Na "Semana da GV", a escola escolhe um tema principal, que muitas das salas da escola terão de trabalhar sobre esse tema. O tema principal escolhido pela escola no ano de 2012, por exemplo, se baseia na produção de energia, por meio de usinas nucleares, solares, termoelétricas, hidrelétrica, geotérmica e afins.

Localização

Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 70 - Ipiranga - São Paulo/SP

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.