Aerocisto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 1: Linha 1:
:''Se procura a infecção por vezes designada por "pneumocisto", veja [[Pneumocistose]]''.
:''Se procura a infecção por vezes designada por "pneumocisto", veja [[Pneumocistose]]''.
[[Ficheiro:Algae bladder 4290.jpg|thumb|300px|Pneumatocistos de ''[[Nereocystis luetkeana]]''.]]
'''Aerocisto''' (do [[grego clássico|grego]]: ''aeros''; ar + ''kystos''; vesícula)<ref>[http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&palavra=aerocistos Aulete: significado de aerocisto].</ref>, por vezes referido como '''pneumatocisto''', é uma estrutura [[vesícula|vesiculosa]], cheia de [[ar]] ou outos gases, destinada a aumentar a [[flutuação]] de um [[organismo]]. A presença dessas estruturas é comum em [[macroalga]]s e em [[peixe]]s (recebendo nesse caso o nome de [[bexiga natatória]]. Entre as [[Phaeophyta]] estas vesículas estão localizadas na base dos [[filóide]]s e apresentam uma particular importância, servindo para manter as algas em flutuação (em espécies [[holopelágica]]s [[plêuston|pleustónicas]] como as espécies flutuantes pertencentes ao género ''[[Sargassum]]'') ou erectas quando submersas, como no caso das espécies do géneros ''[[Fucus]]''.
[[Ficheiro:Giantkelp2 300.jpg|thumb|300px|A macroalga flutuante ''[[Macrocystis pyrifera]]'' com múltiplos pneumatocistos.]]
'''Aerocisto''' (do [[grego clássico|grego]]: ''aeros''; ar + ''kystos''; vesícula)<ref>[http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&palavra=aerocistos Aulete: significado de aerocisto].</ref>, por vezes referido como '''pneumatocisto''', é uma estrutura [[vesícula|vesiculosa]], cheia de [[ar]] ou outos gases, destinada a aumentar a [[flutuação]] de um [[organismo]]. A presença dessas estruturas é comum em [[macroalga]]s e em [[peixe]]s (recebendo nesse caso o nome de [[bexiga natatória]]. Entre as [[Phaeophyta]] estas vesículas estão localizadas na base dos [[filóide]]s e apresentam uma particular importância, servindo para manter as algas em flutuação (em espécies [[holopelágica]]s [[plêuston|pleustónicas]] como as espécies flutuantes pertencentes ao género ''[[Sargassum]]'') ou, quando fixas ao substrato, erectas durante a submersão, como ocorre no caso de algumas espécies do géneros ''[[Fucus]]''.
==Ficologia==
Em [[ficologia]], um aerocisto (frequentemente referido como um ''pneumatocisto'') é uma macroestrutura de flutuação constituída por uma [[vesícula]] de material [[Parênquima|parenquimatoso]] cheia de gás típica das [[alga castanha|algas castanhas]]. Cada organismo tem em geral múltiplas dessas estruturas, as quais fornecem a [[impulsão]] necessária para manter as [[frode]]s a flutuar (no caso das algas flutuantes) ou orientadas em direcção à superfície (no caso das algas fixas ao substrato), permitindo que se mantenham na zona onde a [[radiação solar]] é mais intensa ou que permaneçam numa posição que minimize o [[ensombramento]] mútuo das frondes.

A composição do gás mantido nos aerocistos varia de acordo estado fisiológico da alga e com a [[pressão parcial]] dos diversos gases no ambiente circundante.<ref name=Thiel&Gutow2005>M. Thiel and L. Gutow. 2005. The Ecology of rafting in the marine environment. I. The Floating Substrata. ''Oceanography and Marine Biology: An Annual Review'' '''42''':181–264</ref> Os aerocistos podem conter [[Oxigénio|O<sub>2</sub>]], [[Dióxido de carbono|CO<sub>2</sub>]], [[Azoto|N<sub>2</sub>]]<ref name=Thiel&Gutow2005/> e [[Monóxido de carbono|CO]].






Revisão das 22h42min de 23 de janeiro de 2013

Se procura a infecção por vezes designada por "pneumocisto", veja Pneumocistose.
Pneumatocistos de Nereocystis luetkeana.
A macroalga flutuante Macrocystis pyrifera com múltiplos pneumatocistos.

Aerocisto (do grego: aeros; ar + kystos; vesícula)[1], por vezes referido como pneumatocisto, é uma estrutura vesiculosa, cheia de ar ou outos gases, destinada a aumentar a flutuação de um organismo. A presença dessas estruturas é comum em macroalgas e em peixes (recebendo nesse caso o nome de bexiga natatória. Entre as Phaeophyta estas vesículas estão localizadas na base dos filóides e apresentam uma particular importância, servindo para manter as algas em flutuação (em espécies holopelágicas pleustónicas como as espécies flutuantes pertencentes ao género Sargassum) ou, quando fixas ao substrato, erectas durante a submersão, como ocorre no caso de algumas espécies do géneros Fucus.

Ficologia

Em ficologia, um aerocisto (frequentemente referido como um pneumatocisto) é uma macroestrutura de flutuação constituída por uma vesícula de material parenquimatoso cheia de gás típica das algas castanhas. Cada organismo tem em geral múltiplas dessas estruturas, as quais fornecem a impulsão necessária para manter as frodes a flutuar (no caso das algas flutuantes) ou orientadas em direcção à superfície (no caso das algas fixas ao substrato), permitindo que se mantenham na zona onde a radiação solar é mais intensa ou que permaneçam numa posição que minimize o ensombramento mútuo das frondes.

A composição do gás mantido nos aerocistos varia de acordo estado fisiológico da alga e com a pressão parcial dos diversos gases no ambiente circundante.[2] Os aerocistos podem conter O2, CO2, N2[2] e CO.


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Notas

  1. Aulete: significado de aerocisto.
  2. a b M. Thiel and L. Gutow. 2005. The Ecology of rafting in the marine environment. I. The Floating Substrata. Oceanography and Marine Biology: An Annual Review 42:181–264

Ligações externas