Michael Corleone: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 47: Linha 47:
Curiosamente [[Mario Puzo]] também nasceu em 1920 e lutou na Segunda Guerra Mundial.
Curiosamente [[Mario Puzo]] também nasceu em 1920 e lutou na Segunda Guerra Mundial.


foi apontado pela agência de notícias mucuripe news como o oitavo maior vilão da estória do cinema
foi apontado pela agência de notícias [[ mucuripe news ]] como o oitavo maior vilão da estória do cinema


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 07h23min de 10 de fevereiro de 2013

Michael Corleone
Informações gerais
Primeira aparição The Godfather
Última aparição The Godfather's Revenge
Criado por Mario Puzo
Interpretado por Al Pacino
Informações pessoais
Nascimento 15 de outubro de 1920
Nova Iorque,  Estados Unidos
Morte 9 de setembro de 1997
Sicília,  Itália
Origem  Estados Unidos
Características físicas
Sexo masculino
Família e relacionamentos
Família Familia Corleone
Filhos Anthony Corleone,
Mary Corleone
Informações profissionais
Ocupação Aposentado, ex-mafioso, ex-militar

Don Michael Corleone (15 de outubro de 19209 de setembro de 1997) é um personagem fictício do romance The Godfather (br: O Poderoso Chefão / pt: O Padrinho), de autoria do escritor estadunidense Mario Puzo, e do filme de mesmo nome (baseado no livro) e de suas sequências, The Godfather: Part II e The Godfather: Part III, todos dirigidos por Francis Ford Coppola.

Biografia

Michael Corleone (Al Pacino) era o terceiro dos quatro filhos de Vito Corleone (Marlon Brando). A princípio não queria se envolver com os negócios da família, na verdade era vontade de Don Vito que Michael se preparasse para seguisse carreira política. Porém, contrariando o pai e toda a família, ele voluntariamente se alista na Marinha Americana, logo após o ataque a Pearl Harbor, para lutar na Segunda Guerra Mundial, onde recebe várias condecorações por bravura e se torna herói nacional.

Apesar de não querer se envolver, como diz a frase: "Todo o poder do mundo não pode alterar o destino", Michael se envolve nos negócios. Seu primeiro assassinato foi de Virgil Sollozzo (O Turco) e o Capitão da polícia McCluskey, após isso ele foi obrigado à ficar um tempo fora na Sicília. Quando voltou seu pai estava doente, seu irmão Sonny, que aspirava ser o futuro Don fora brutalmente assassinado a mando de Don Barzini e seu irmão Fredo, como Michael cita era tolo e frágil. Restando apenas o seu irmão de consideração, Tom Hagen (Robert Duvall), que já ocupava o cargo de Consiglieri, e pela tradição não poderia assumir um cargo de Don pelo fato de não ser italiano, e na realidade também não poderia ser nem Consiglieri, mas Don Vito Corleone resolveu desconsiderar essa parte e coloca-lo nesse cargo.

Assim, Michael assume o posição de Don, o chefão da família, e sendo extremamente frio e calculista consegue sempre tomar as melhores decisões. Após a morte de Vito, Michael resolve todos os assuntos da família, assassinando os chefes das outras famílias, traidores e ameaças: Don Barzini, Philip Tattaglia, Moe Greene, Stracci, Cuneo, Sal Tessio e Carlo Rizzi. Assim Michael consolida o seu poder e o da família Corleone.

Na parte 3 do filme ele está com 59 anos e tenta de todas as formas legalizar os negócios da família inclusive assinando um acordo bilionário com o Vaticano e se desligando das outras famílias. Se mostra mais experiente e sensivel, isso se mostra principalmente quando conversa com sua filha Mary Corleone (Sofia Coppola) e quando tenta se reconciliar com sua ex-mulher Kay Adams. conhece seu sobrinho Vincent Mancini (Andy Garcia), filho bastardo de seu irmão mais velho Santino Corleone (Sonny), que mais tarde ocuparia seu cargo de Don Corleone.

Michael morreu em 1997 em uma das residências da Família Corleone na região da Sicília, na Itália, completamente sozinho, até ali toda fortuna da família estava legalizada.

Curiosamente Mario Puzo também nasceu em 1920 e lutou na Segunda Guerra Mundial.

foi apontado pela agência de notícias mucuripe news como o oitavo maior vilão da estória do cinema

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.