Aparelho vestibular: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A adicionar: tr:Vestibüler sistem
Linha 26: Linha 26:
[[sr:Физиологија одржавања равнотеже]]
[[sr:Физиологија одржавања равнотеже]]
[[sv:Balansorgan]]
[[sv:Balansorgan]]
[[tr:Vestibüler sistem]]
[[uk:Вестибулярний апарат]]
[[uk:Вестибулярний апарат]]
[[zh:前庭系统]]
[[zh:前庭系统]]

Revisão das 14h24min de 22 de fevereiro de 2013

{{{1}}}
Componentes do ouvido interno

O sistema ou aparelho vestibular (também conhecido como orgão gravitoceptor) é o conjunto de órgãos do ouvido interno dos vertebrados responsáveis pela manutenção do equilíbrio. No homem, é formado pelos três canais semicirculares que se juntam numa região central chamado o vestíbulo (daí o seu nome), que apresenta ainda duas excrescências chamadas sáculo e utrículo. Ao vestíbulo encontra-se igualmente ligada a cóclea que é a sede do sentido da audição. O conjunto destas duas estruturas chama-se labirinto, devido à complexidade da sua forma tubular[1].

O sistema vestibular é constituído por uma estrutura óssea dentro da qual se encontra um sistema de tubos membranosos cheios de líquido, cujo movimento – provocado por movimentos da cabeça – estimula células ciliadas que enviam impulsos nervosos ao cérebro ou diretamente a centros que controlam o movimento dos olhos ou os músculos que mantêm o corpo numa posição de equilíbrio.

Para além do líquido, na sáculo e no utrículo encontram-se otólitos, corpos rígidos cujo movimento estimula igualmente os nervos que controlam a postura do animal.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.