São Paio de Merelim: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Cunha1988 (discussão | contribs)
Linha 47: Linha 47:


== Desporto ==
== Desporto ==
Praticam-se [[lista de desportos|diversos desportos]] em Merelim São Paio, mas o desporto mais famoso é, como costume em todo o [[Portugal]], o [[futebol]]. Existem na freguesia vários clubes como o "Ferro Novo" e os "Lusitanos FC", mas apenas dois clubes de futebol licenciados: a [[Associação Merelim S. Paio]] e o [[Merelinense Futebol Clube]], (pertencente também à freguesia vizinha de Merelim S. Pedro), que foi o primeiro clube de Merelim S. Paio a atingir uma [[II Divisão B|divisão nacional]].
Praticam-se [[lista de desportos|diversos desportos]] em Merelim São Paio, mas o desporto mais famoso é, como costume em todo o [[Portugal]], o [[futebol]]. Existem na freguesia vários clubes como o "Ferro Novo" e os "Lusitanos FC", mas apenas dois clubes de futebol licenciados: a Associação Merelim S. Paio e o [[Merelinense Futebol Clube]], (pertencente também à freguesia vizinha de Merelim S. Pedro), que foi o primeiro clube de Merelim S. Paio a atingir uma [[II Divisão B|divisão nacional]].


{{Braga-freguesias}}
{{Braga-freguesias}}

Revisão das 00h58min de 27 de fevereiro de 2013

Portugal Portugal São Paio de Merelim 
  Freguesia  
Igreja de São Paio de Merelim
Igreja de São Paio de Merelim
Igreja de São Paio de Merelim
Símbolos
Bandeira de São Paio de Merelim
Bandeira
Brasão de armas de São Paio de Merelim
Brasão de armas
Localização
Localização no município de Braga
Localização no município de Braga
Localização no município de Braga
São Paio de Merelim está localizado em: Portugal Continental
São Paio de Merelim
Localização de São Paio de Merelim em Portugal
Coordenadas 41° 35' 07" N 8° 28' 08" O
Município Braga
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 2,39 km²
População total (2011) 2 451 hab.
Densidade 1 025,5 hab./km²
Outras informações
Orago São Paio

São Paio de Merelim (ou Merelim São Paio) é uma freguesia portuguesa do concelho de Braga, com 2,39 km² de área e 2 451 habitantes (2011). Possui, segundo dados estatísticos recentes, uma densidade de 1 025,5 hab/km².

População e Interesses

Como aldeia simples, São Paio de Merelim é habitado por gente simples. São poucos os habitantes da aldeia, como já foi referido no cabeçalho acima, (o número mostrou uma pequena diminuição desde 2001) e também é pouco o espaço que cerca esta pacata freguesia. As actividades baseiam-se no trabalho e no convívio em cafés, onde geralmente os homens se reúnem para conversar ou para assistir a encontros de futebol. Os jovens costumam divertir-se praticando desporto ou conversando.

Associação Social de Merelim São Paio

A Associação Social de Merelim São Paio é uma associação de caridade sem fins lucrativos presidida por Rui Barbosa e que se destina a apresentar diversas actividades junto da população (adere gente de todas as idades, na maioria idosos). É a maior promotora de eventos em São Paio de Merelim e organiza frequentemente feiras ou jantares colectivos.

Locais Relevantes

Capela de Nossa Senhora do Carmo
  • Capela de Nossa Senhora do Carmo
  • Avenida de São Roque: a maior e mais movimentada rua de São Paio de Merelim.
  • Rio Cávado: (consulte a partir da hiperligação);
  • Escola EB 2,3 do Cávado: (Consulte a partir da hiperligação);

O São Roque

A festa de São Roque é um acontecimento anual e uma tradição de São Paio de Merelim desde há muitos anos. Nestas alturas, chegam pessoas de Braga, mas também de todo o norte português e mesmo de Espanha. A festa costuma ser sempre presenteada com diversos carróceis, vendedores ambulantes, espectáculos instrumentais e ainda pela actuação de um ou mais cantores portugueses.

Presenças Famosas

Tão tradicional como a própria festa de São Roque é a presença de uma banda num espectáculo ao ar livre (a realizar-se no primeiro fim-de-semana de de Setembro). São Paio de Merelim já recebeu grandes bandas portuguesas como os Da Weasel, Delfins, GNR, Rui Veloso, Xutos & Pontapés, Heróis do Mar, UHF, Rádio Macau, Paulo Gonzo, Santos e Pecadores, Sitiados, Quinta do Bill, Alcoolémia ou mais recentemente os Pólo Norte ou Santamaria. Também já foi palco de um grande concerto de uma banda conhecida internacionalmente, os Gene Love Jezebel. O recorde de bilheteira, contudo, deu-se em 2006, com a presença de Tony Carreira.

Em 2009 contou já com a presença do Padre Luís Borga que mais uma vez encheu o largo de S. Roque.Em 2012 voltou a receber uma das grandes bandas portuguesas, os UHF.

Desporto

Praticam-se diversos desportos em Merelim São Paio, mas o desporto mais famoso é, como costume em todo o Portugal, o futebol. Existem na freguesia vários clubes como o "Ferro Novo" e os "Lusitanos FC", mas apenas dois clubes de futebol licenciados: a Associação Merelim S. Paio e o Merelinense Futebol Clube, (pertencente também à freguesia vizinha de Merelim S. Pedro), que foi o primeiro clube de Merelim S. Paio a atingir uma divisão nacional.