Mestre Eckhart: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MerlIwBot (discussão | contribs)
m Robô: A adicionar: sh:Meister Eckhart
Linha 63: Linha 63:
[[ro:Meister Eckhart]]
[[ro:Meister Eckhart]]
[[ru:Экхарт, Майстер]]
[[ru:Экхарт, Майстер]]
[[sh:Meister Eckhart]]
[[sk:Majster Eckhart]]
[[sk:Majster Eckhart]]
[[sl:Mojster Eckhart]]
[[sl:Mojster Eckhart]]

Revisão das 11h14min de 28 de fevereiro de 2013

Portal de Mestre Eckhart, na igreja de Erfurt, Turíngia..

Eckhart de Hochheim, O.P. (Tambach, Turíngia, 1260Colonia, 1328), mais conhecido como Mestre Eckhart, em reconhecimento aos títulos acadêmicos obtidos durante sua estadia na Universidade de Paris, foi um frade dominicano, reconhecido por sua obra como teólogo e filósofo e por suas visões místicas.

Biografia e obra

Mestre Eckhart foi um dos mais fecundos pensadores da filosofia medieval alemã. Como tal, Eckhart insere-se na longa corrente de uma mística neoplatônica, eivada das conclusões de Agostinho e do Pseudo-Dionísio, o Areopagita.

Nesta tradição, Eckhart, embora cravado de balas inquisitórias em seu tempo, não sai dos referenciais cristãos e da tradição. Ocorre, portanto, que o Mestre renano tem a estatura que lhe é negada pela Igreja de Roma, sob os velhos ranços da suspeita da heresia.

O problema da linguagem em Eckhart, entretanto, levanta problemas: como geralmente acontece no idioma místico-negativo, tudo parece recender a panteísmo. Não há, todavia, uma linguagem positiva que possa driblar a noção aparente de panteísmo na mística que seja digna do nome: o texto principal de Eckhart, este também objeto de uma interminável discussão acerca de sua autenticidade, orbita em torno de um Deus que somente é alcançado pelo ser humano na medida em que este, assemelhando-se a Deus mesmo, esvazia-se no desprendimento (abgeschiedenheit). Desprender-se é o movimento para o Nada. Desprender-se provoca os interesses divinos na alma que assim se faz vazia: uma gravidade divina tende, inevitavelmente, para todo cristão que assume a postura desprendida diante da vida, do sofrimento e da morte. De tal desprendimento, portanto, chegar-se-ia ao estágio necessário da gelassenheit: a plena serenidade não estóica diante da existência.

Assim como Deus é Nada, fazer-se Nada é atrair Deus a si mesmo sendo, assim, feitos como somos realmente: um com Deus que só é Deus na dimensão da existência, porém, não da essência e, destarte, o Mestre nos remete à origem humana e leva-nos a sermos o que já somos desde sempre

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um teólogo cristão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA